Entre pilares de mármore e jardins para caça, veja os palácios
Entre palácios, palacetes, castelos e casas, os membros da Família Real contam com residências ilustres, passadas de geração para geração e sem perder o selo de realeza. Na Inglaterra existe a chamada Crown Estate, porções de terra destinadas à residência dos nobres. Os terrenos não são propriedade do Estado ou da realeza, e sim do Fundo Soberano [espécie de Tesouro Nacional], mas isso não impede que apenas nobres específicos possam morar lá.
A Crown Estate tem terras na Inglaterra, em Wales, na Escócia e na Irlanda. Alguns servem de habitação atual, outros como estadias não oficiais e gabinetes, ou ainda como estações de descanso e veraneio. Os principais locais são os Palácios de Wales e Buckingham, residência da Rainha Elizabeth II.
Veja os locais onde a realeza mora:
1- Palácio de Buckingham
Lar oficial de Elizabeth II e Philip. Provavelmente, o local mais conhecido do público, já que na varanda de lá que são feitas as aparições oficiais. Lá também fica o gabinete oficial. Foi construído há 315 anos, para o 1º Duque de Buckingham, mas só se tornou residência oficial da realeza vigente 130 anos depois, em 1837, com a Rainha Vitória. A decoração estrutural é quase toda em scagliola, lápis-lázuli e mármore rosa. Tem o maior jardim de toda Londres.
2- Palácio de Kensington
Perto do Palácio de Buckingam, a construção é morada de Príncipe William e Kate Middleton juntamente das altezas George, Charlotte e Louis. Divididos em apartamento, a família de Cambridge fica com o 1-A, construção com 4 andares e 20 cômodos. Construído em 1605, e entrou para a família real em 1689, com William I. As cores principais são o dourado e o prateado, e os adornos são feitos com pinturas nas paredes e teto em tons de azul e branco.
Em 2012, Príncipe Harry se mudou para o Palácio para um apartamente com um quarto. Atualmente, casado com Meghan Markle, moram em uma construção adjacente nos jardins, o Notthingham Cottage, de 120 m2 e dois quartos. Antes William morava lá, mas se mudou porque o teto era muito baixo e ele tinha que andar abaixado.
Ao lado do casal também mora a Princesa Eugenie e seu marido.
3- Castelo de Windsor
É a casa onde a rainha costuma passar os seus fins de semana e hospedar suas reuniões de negócios. O castelo é um complexo de prédios com a própria paróquia, casas adjacentes, pátio e áreas.
No momento, é lar de Principe André, terceiro filho da Rainha, e antigo das princesas Beatrice e Eugenie.
No último domingo, 22, a Rainha deu de presente para o Príncipe Harry e Meghan Markle um chalé luxuoso nos campos do castelo. Ainda não há data para o casal se mudar.
Já serviu de base militar durante a Segunda Guerra Mundial.
4- Clarence House e St. James Palace
Localizadas no coração de Londres, as mansões são mais urbanas e ao mesmo tempo principescas. Clarence House era o lar de Elizabeth I, e agora é habitada pelo Príncipe Charles. Também era residência deHarrye William quando solteiros.
A casa foi construída em 1827 como um adendo ao palácio, já que William IV o achava muito lotado.
Já serviu de biblioteca e hoje é como um escritório não oficial para relações internacionais.