CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Publicidade / Guia New York

Cena de filme em Nova York

Confira os pontos da cidade que serviram de locação para filmes famosos

Redação Publicado em 13/12/2011, às 16h55 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Filmes em Nova York - Julienne Schaer/ Divulgação Fox
Filmes em Nova York - Julienne Schaer/ Divulgação Fox

Todo mundo que desembarca em New York tem a sensação de já ter visto algumas paisagens e pontos turísticos algum dia. E, provavelmente, viu mesmo. A Big Apple é uma espécie de set de filmagem real. Por todos os lados de Manhattan há um ponto que já apareceu nas telonas e muitos que ganharam fama depois de aparecer em filme.

O Homem Aranha

O segundo filme do Homem-Aranha tem mais locações na Big Apple que seu antecessor. Entre os pontos que serviram de cenário para as ações do herói Peter Parker estão a Columbia University, os bairros Chinatown e Greenwich Village e a Biblioteca Pública, na 5th Avenue. Entre os pontos de destaque estão ainda o edifício Flatiron Building, na 175 5th Avenue), a sede do jornal Daily Bugle, onde Peter Parker era fotógrafo, e o restaurante onde Mary Jane trabalhava, o Moondance Diner, no 80 da 6th Avenue, que agora está fechado.

Bonequinha de Luxo

O clássico filme inspirado na obra de Truman Capote chama-se, em inglês, Breakfast at Tiffany’s. Em uma tradução mais fiel para o português, seria “café-da-manhã na Tiffany”. E era isso que Audrey Hepburn, no papel Holly Golightly, fazia todas as manhãs: sentava-se para o café em frente ao número 727 da 5th Avenue, endereço da famosa joalheria Tiffany & Co.

O Diabo Veste Prada

Quem assistiu o filme ou leu o livro, certamente vai reconhecer alguns alguns pontos da Big Apple. O prédio da Runway, a revista onde trabalha Andy (Anne Hathaway) e Miranda Priestly (Meryl Streep) é um dos prédios da empresa McGraw-Hill Companies. Ao longo das cenas, vários endereços reais de New York são citados e aparecem. Andy compra almoço para Miranda no Smith & Wollensky, na esquina da 49th Street com a 3rd Avenue, reserva mesa para a chefe jantar no Balthazar,na 80 Spring Street, e seu namorado, Nate, faz comprinhas gourmet na Dean & DeLuca, no número 560 da Broadway. Há ainda lugares que no filme aparecem como Paris mas, na verdade, eles também foram filmados em New York. O St. Regis Hotel, na 2 East 55th Street, por exemplo, aparece em mais de um momento. Outra cena teoricamente parisiense, quando Miranda está saindo de sua limusine, foi gravada na 77th Street e Central Park West.

King Kong

Apesar de um dos filmes mais clássicos do cinema se passar em New York, muitas de suas locações estão fora da cidade, como em Los Angeles. O interior do teatro de New York, por exemplo, onde Kong é exibido, é, na verdade, o Los Angeles’ Shrine Auditorium, que fica 649 West Jefferson Boulevard.  No entanto, uma das cenas mais reproduzidas das telonas, quando King Kong se pendura para encontrar seu fim, acontece em New York, no topo do Empire State Building, na 350 5th Avenue.

Esqueceram de mim

Não há como ter dúvidas. Algumas das cenas mais famosas do filme de Macaulay Culkin em Esqueceram de mim acontece no Central Park, ponto indispensável por sua passagem em Manhattan. É lá que o menino esquecido pela família na época do Natal alimenta os pombos em Esqueceram de Mim II. O hotel que o garoto se hospeda é o Plaza Hotel, instalado na 5th Avenue com a Central Park South.

Outono em New York

O filme lançado em 2000 tem como roteiro a linda história de amor entre Will Keane (Richard Gere) e Charlotte Fielding (Winona Ryder). Os dois se conhecem no badalado restaurante de Keane e logo se apaixonam. Mas Charlotte sofre de uma grave doença e vive seus últimos dias de vida. As locações mostram a romântica estação que dá nome ao filme nos principais pontos turísticos da cidade como o Central Park – e a famosa cena onde o casal anda de mãos dadas entre as árvores com filhas secas - e a pista de patinação no gelo do Rockefeller Center.

Perfume de Mulher

O militar aposentado e cego Frank Slade (Al Pacino) “recruta” o estudante Charlie Simms (Chris O'Donnell) para um fim de semana em New York. Mas o garoto não poderia imaginar todas as confusões que iria passar com esse rabugento tenente. A cena mais clássica se passa no OAK Room (10 Central Park South, oakroomny.com), restaurante elegante onde Slade dança o tango Por una Cabeza, com uma cliente do local. Outra parte marcante do filme acontece quando o tenente resolve dirigir uma Ferrari pelas ruas de New York e as locações mostram a ponte do Brooklyn.

Madagascar

A história conta as aventuras de quatro animais que vivem no zoológico do Central Park (64th Street com Fifth Avenue, centralparkzoo.com). Alex, o leão, Marty, a zebra, Melman, a girafa, e Gloria, a hipopótamo, resolvem fugir para buscar a vida livre, longe das grades do zoo. Nesse caminho, passam pela Grand Central Station (87 East 42nd Street, grandcentralterminal.com), onde são capturados e levados à África.

Sex and the City

O filme é inspirado na série de TV que mostra o cotidiano de quatro amigas que vivem em New York. A personagem principal é a escritora Carrie Bradshaw, que se prepara para o casamento com Mr. Big (Chris Noth). As locações são parecidas com as da série e praticamente a cidade como um todo entra em cena. O apartamento onde Carrie morava fica em Greenwich Village (66 Perry Street). Uma das principais cenas do filme acontece no local onde o casamento seria realizado, se o noivo não desistisse, na belíssima New York Public Library (Fifth Avenue com 42nd Street, nypl.org).

Independence Day

O filme de 1996 conta a história da tentativa de dominação de ETs na Terra e tem como locação várias cidades dos Estados Unidos mas, principalmente, pontos turísticos de New York, como a Ponte do Brooklyn e o Empire State Building (350 Fifth Ave, esbnyc.com). O edifício símbolo é totalmente destruído pela gigante nave espacial que toma os céus da cidade. E tudo acontece no feriado da Independência Americana, 4 de julho, uma das datas mais importantes para os norte-americanos.