As atenções estão voltadas para a noiva, mas o noivo ganha cada vez mais espaço e encontra serviços para deixá-lo à altura de seu par. E com direito a futebol e petiscos
Quando se fala em casamento, não se espera muito do noivo além de que compareça à igreja, diga o sim e aproveite a festa com os amigos. Mas, para a felicidade das noivas, isso está mudando. Além de estarem cada vez mais presentes nas decisões sobre a cerimônia, eles também estão ficando mais cuidadosos com sua apresentação no grande dia. O terno folgado, uma duvidosa combinação de camisa e gravata, assim como a testa suada nos vídeos, a barba com sinais de irritação na pele e uma carequinha brilhando nas fotos estão com os dias contados. Ao menos para uma crescente parcela masculina que, além de ter ficado mais criteriosa na escolha do figurino, investe em tratamentos antes limitados às mulheres para chegar ao grande dia impecável.
Quando inaugurou seu Dia do Noivo, o salão JJ Cabeleireiros, em São Paulo, atendia um noivo para cada dez noivas. Hoje, dez anos depois, essa diferença diminuiu e os homens quase se igualam no número de atendimentos no dia do casamento. São oito homens para cada dez mulheres no salão, que criou uma ala exclusiva para eles. “Aos sábados, dias de maior movimento, monto um verdadeiro cenário”, conta Augusto Castro, coordenador da área masculina do JJ Cabeleireiros. “O noivo tem bar, barman, petiscos de boteco, mesa de carteado para uma partida entre amigos e padrinhos e até TV para ver o jogo do time.”
Além do futebol na TV, a barba, mão, massagem, xampu que tira o amarelado dos fios brancos, banho relaxante e aplicação de películas que impedem a transpiração por até oito horas são alguns dos itens disponíveis nos pacotes masculinos. E, em alguns casos, o Dia do Noivo mais parece uma semana. “É aconselhável fazer a limpeza de pele com cinco dias de antecedência, depilação de dois a três dias antes e esfoliação corporal na véspera”, diz Luciane Siqueira Schmall, proprietária do salão de beleza Vimax, em São Paulo.
E, a exemplo das mulheres, a forma física cada vez mais se torna uma preocupação masculina. “O tratamento Ultra Vac tem sido muito procurado pelos noivos ultimamente, ele ajuda a diminuir as medidas rapidamente”, explica Flávia Amaral Santos, subgerente da unidade Rio Sul da rede de salões Walter’s Coiffeur, no Rio de Janeiro. Segundo ela, a procura masculina aumentou e hoje o salão já atende entre cinco e dez noivos por mês. O Dia do Noivo não tem tempo determinado e a duração depende da quantidade de tratamentos contratados. “Muitas vezes o noivo vem para passar poucas horas e acaba estendendo o número de serviços”, diz Enrico Montes, proprietário do salão Garagem Barbearia e Estética, exclusivo para atendimento masculino.
Mas não é só no quesito cuidados com a beleza que os homens estão ganhando espaço. A Camargo Alfaiataria tinha 10% de noivos entre os clientes quando inaugurou a primeira loja, há seis anos. Depois da terceira unidade, os homens que vão subir ao altar representam 70% da clientela. “É claro que a economia está ajudando o mercado de casamentos, mas o homem está voltando a se preocupar com a vaidade”, afirma o alfaite João Camargo. “E mandar fazer um terno sob medida para o casamento é o primeiro passo para a moda”, acrescenta.
Diferentemente do que acontece com a noiva, o homem tem a vantagem de mandar fazer uma roupa que poderá ser usada muitas vezes após o casamento. Por isso, optar por um traje convencional pode ser uma aposta mais acertada. “Não recomendo usar fraque”, diz o estilista Ricardo Almeida. Conhecido como um morning dress, o traje é adequado para até as 18h. “Além disso, o terno tradicional vai custar menos e ser mais aproveitado”, completa.
Ousadias, claro, têm seu lugar, mas só são bem-vindas quando fazem parte do estilo do noivo e da sua festa. Tons claros, por exemplo, podem aparecer em um casamento na praia ou festa mais informal. As padronagensmarcantes funcionam se o noivo tiver porte magro e um estilo descolado e moderno.
É indiscutível que em um casamento o foco e as atenções estão voltadas para as noivas, mas o noivo pode roubar a cena até pela falta de atenção a alguns detalhes. O traje completo não se restringe ao terno (incluindo o colete). Os sapatos são outro aspecto importante. Renzo Nalon, proprietário da Pellegrini Calçados, diz que “o ponto mais considerado pelos clientes é o conforto, mas a questão estética não deve passar espercebida”. Homens que têm a mesma altura da mulher ou sabem que vão estar mais baixos que a futura esposa na cerimônia podem optar por um modelo com salto embutido para disfarçar os centímetros a menos.
E, ao contrário das noivas, que têm uma infinidade de opções de joias, grinaldas e buquês para compor com o vestido branco, os homens contam com menos possibilidades para enriquecer o visual. Abotoaduras personalizadas ou herdadas da família podem ser muito elegantes. Colares e pulseiras contribuem com o estilo se a festa for despojada, realizada na praia, por exemplo.
Porém, quando o assunto é acessório e joia, a iniciativa de incorporar esses elementos, raramente, é dos homens. “Normalmente eles chegam junto com a noiva para escolher as alianças”, conta a designer de joias Rosana Negrão. Especializada em peças para casamento há sete anos, ela reconhece que não é fácil incluir itens assim no conjunto do noivo. “Hoje, 80% das mulheres estão decidindo todo o casamento e até a compra das alianças”, completa.
Talvez ainda demore um pouco para os homens se entregarem aos detalhes de um casamento como as mulheres fazem hoje em dia. Mas os primeiros passos já foram dados. E, em breve, eles vão dizer sim para a noiva e a todo o universo de magia que a cerca.