CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Indica / cabelo

Como descobrir a temperatura da água ideal para lavar o cabelo?

A temperatura da água impacta diretamente na aparência e na saúde dos fios, podendo interferir no processo de cuidado com o cabelo

Camila Iannicelli Publicado em 31/07/2024, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A temperatura da água impacta diretamente na aparência e na saúde dos fios, podendo interferir no processo de cuidado com o cabelo - Reprodução/MercadoLivre
A temperatura da água impacta diretamente na aparência e na saúde dos fios, podendo interferir no processo de cuidado com o cabelo - Reprodução/MercadoLivre

Lavar o cabelo é parte essencial do processo de cuidados com a saúde capilar. Porém, na hora da higienização, a dúvida sobre a temperatura da água é muito frequente. Confira o conteúdo a seguir para saber qual é a melhor forma de cuidar das madeixas:

É muito importante encontrar um equilíbrio na lavagem capilar. A água deve apresentar uma temperatura alta o suficiente para higienizar e retirar as impurezas, mas não ao ponto de causar danos aos fios.

Altas temperaturas sensibilizam o couro cabeludo, retirando o balanceamento natural das glândulas sebáceas. Esse desequilíbrio faz com que a pele produza ainda mais oleosidade, como forma de proteção. Porém, a consequência é um cabelo ainda mais oleoso.

Além disso, o calor da água abre as cutículas dos fios da haste capilar, provocando perda de nutrientes. O resultado? Fios ressecados, sem brilho, quebradiços e com muito frizz. Em casos mais graves, o uso frequente de água quente pode causar caspa e queda capilar.

Por fim, a água quente pode prejudicar a definição de cachos e, para quem tem as mechas tingidas, a coloração pode ser desbotada com mais velocidade. 

O ideal para a saúde capilar é usar água morna ou fria. Isso porque essas temperaturas não são agressivas para os fios e, portanto, não interferem na produção de oleosidade e tampouco promovem o ressecamento das mechas.

A água morna, além de ser agradável, não traz prejuízos ao couro cabeludo. Porém, para manter a hidratação e o brilho, a água fria é a mais indicada. Isso porque ela fecha as cutículas dos cabelos, fornecendo alinhamento e preservando a saúde dos fios. 

Agora que você já sabe a importância de dar atenção à temperatura da água na hora do banho, confira alguns produtos para manter o cuidado com os fios:

1. Shampoo Glycolic Gloss, Elseve - https://mercadolivre.com/sec/2yyqtb2

Para cabelos brilhantes e nutridos, o produto da Elseve proporciona uma limpeza profunda por meio de uma fórmula com ácido glicólico, que promete revitalizar os fios.

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre

2. Shampoo Anticaspa, Vichy - https://mercadolivre.com/sec/1Qk8KER

O shampoo Dercos, da Vichy, é indicado para couro cabeludo com dermatite seborreica e descamação, e impede o reaparecimento da caspa por até seis semanas.

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre

3. Condicionador, Tresemmé - https://mercadolivre.com/sec/25gFa14

O condicionador da Tresemmé oferece hidratação profunda e restaura a maciez dos fios, garantindo toque suave e combinação exclusiva de ingredientes.

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre

4. Máscara capilar, Pantene - https://mercadolivre.com/sec/13pMWcA

A máscara nutritiva de bambu da Pantene repara as proteínas dos fios e hidrata profundamente, a fim de evitar a queda e fortalecer o crescimento e a flexibilidade das mechas.

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre

5. Máscara capilar, Inoar - https://mercadolivre.com/sec/2JbAERc

Para cabelos crespos, ondulados e cacheados, a máscara de hidratação da Inoar é o caminho para fios perfeitos. O produto é livre de crueldade, feito com elementos naturais de origem vegetal e livre de parabenos.

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Caras pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.