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Adolescentes, a nova onda fashion na internet

Conheça a história de adolescentes que fazem o maior sucesso falando de moda na internet. Tem até uma menina de 13 anos, a americana Tavi Gevinson, que senta na primeira fila de muitos desfiles!

Redação Publicado em 19/04/2010, às 17h53 - Atualizado em 18/05/2010, às 17h55

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O filipino Bryan Boy, um garoto de 15 anos, atrai cerca de 180 mil visitantes por dia para o seu blog de moda (www.bryanboy.com). É conhecido por seus comentários espirituosos e cheios de bom humor sobre o mundo fashion. Bryan é influente a ponto de ser convidado para os maiores desfiles do mundo, onde se senta na primeira fila ao lado de editoras de moda como Anna Wintour (Vogue America), Lorraine Candy (Elle inglesa) e Suzy Menkes (International Herald Tribune). O New York Post colocou Bryan em sua lista das dez celebridades da internet. Até Marc Jacobs, estilista norte-americano que comanda a criação da Louis Vuitton e também da grife que leva seu nome, é fã declarado do blogueiro. Tanto que colocou o nome de Bryan em uma coleção de bolsas. Os blogs de moda ganham, dia após dia, mais espaço na internet. Os jornalistas foram pioneiros, mas hoje é frequente encontrar nas passarelas estrangeiras e nacionais blogueiros como Bryan Boy, que aos poucos adquirem o mesmo status de editores de jornais e revistas tradicionais. É o caso da americana Tavi Gevinson, uma excêntrica garota de 13 anos que faz sucesso na rede com seu blog Style Rookie (tavi-thenewgirlintown.blogspot.com). Ela começou a escrever sua página com apenas 11 anos de idade e nem seus pais sabiam o que ela estava fazendo. Isso até que Tavi pediu a eles permissão para aparecer em uma reportagem para a revista do The New York Times. Seus posts são recheados com fotos dos seus looks inusitados e análises de tendências e publicações de moda. Ela recebe cerca de 50 mil acessos por dia e é convidada para as primeiras filas. Mas uma recente encrenca entre Tavi e uma editora da revista italiana Grazia mostra que nem todos aceitam facilmente a novidade. A jornalista, na segunda fila do desfile de alta-costura da Dior, em Paris, postou no Twitter uma foto da nuca de Tavi com um gigantesco laço na cabeça. Ela reclamava que o adereço da jovem atrapalhava a visão da passarela. Tavi respondeu em seu blog: "se acontecer de você estar sentada atrás de mim e quiser ver, apenas peça". Difícil imaginar Anna Wintour, por exemplo, sendo questionada por outro jornalista. No Brasil os blogs sobre moda estão espalhados por todo o país e, geralmente, são feitos por jovens que se dedicam ao site por puro prazer. MariMoon (mtv.uol.com.br/marimoon/blog) administra desde 2000 sua página fashion. Começou a publicar quando tinha 17 anos, como se estivesse "brincando de fazer um editorial de moda", ela lembra. Mari juntava coisas em casa, como roupas, objetos de decoração, maquiagem, montava um ambiente, fotografava e colocava no blog. "Era uma maneira de expressar o meu conceito de moda. Também gosto de procurar e blogar o que as pessoas estão vestindo nas ruas do mundo inteiro, seja na Coreia do Sul ou no Chile. Isso para mim é o fashion real e a evolução da internet ajudou a globalizar isso", afirma. Com cerca de 250 mil acessos diários, o blog de Mari virou um fenônemo. Em 2006, a MTV convidou a jovem para apresentar o Scrap MTV, um programa sobre o universo da web e moda. Outra jovem blogueira brasileira é Yasmin Araújo (plasticky.wordpress.com), de 19 anos. Ela comenta um pouco das tendências nas passarelas nacionais e internacionais, mostra looks, dá dicas de produtos, make e beleza. "A ideia de fazer um blog surgiu quando comecei a pensar em estudar moda. Eu queria aprender o máximo que pudesse sobre a área e o blog, querendo ou não, era uma maneira de me manter informada", diz Yasmin, que estuda moda na Faculdade Santa Marcelina. Ela diz que com o tempo o blog se tornou um caderno, onde podia colocar tudo que chamava sua atenção. "Moda é um exercício, é acumular informação, imagens, inspiração e fazer disso algo diário na sua maneira de se vestir, se comunicando e se expressando pela sua roupa, e é isso que procuro traduzir no blog", diz. Camila Coutinho, hoje com 22 anos, começou a escrever o Garotas Estúpidas (www.garotasestupidas.com) aos 18 anos. "Eu e mais duas amigas adorávamos comentar sobre celebridades e moda. Então resolvi criar um espaço em que pudéssemos publicar as fotos, em vez de ficar mandando via e-mail", lembra Camila. Depois de dois meses, as amigas enjoaram e ela continuou com o blog, que foi ficando mais conhecido e comentado. Seus textos falam das tendências que pipocam nas lojas e revistas fashion do mundo. "Ando sempre com a câmera na bolsa, e quando vejo algo que pode interessar às minhas leitoras, fotografo e já vou bolando o post! Gosto sempre de mesclar os temas, acho que isso faz a diferença", diz. Os Underaged Heartbreakers (uhbreakers.com), um grupo formado por quatro adolescentes - Luana Dornelas, 15, Pedro Lima, 17, Spencer Quintanilha Neto, 15, e Adler Davi, 17 - colocaram seu blog no ar em princípio só por curtição. "A gente escrevia bobeirinhas, falando principalmente sobre os looks dos famosos", lembra Pedro Lima. Com o tempo, a visibilidade foi ficando maior e os posts começaram a ser mais sérios. Há comentários sobre tendências de estilo, música, celebridades e cultura pop em geral. Os jovens também foram responsáveis pela atualização do blog da Cavalera com notícias, em tempo real, da última edição do São Paulo Fashion Week, com o cargo de porta-vozes da marca na web. "Foi muito bacana o reconhecimento que tivemos durante a semana de moda. Circulávamos pela Bienal e jornalistas como o Lula Rodrigues disseram que acompanhavam e gostavam do blog. Foi sensacional", diz Pedro. Segundo Lula Rodrigues, editor de moda e blogueiro (oglobo.globo.com/blogs/lula/), "essa garotada surpreende pela informação de moda que tem". Lula diz acreditar no desejo sincero destes jovens de se tornarem profissionais respeitados no mercado. "Eles podem não ter vivência e experiência, mas sem dúvida são formadores de opinião", afirma Rodrigues. Pelo visto, a internet democratizou o mundo, e também as primeiras filas das passarelas.