CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

10 atrações turísticas para curtir em Porto Velho

Confira destinos incríveis para apreciar belezas naturais e conhecer a história do Brasil

Redação EdiCase Publicado em 25/01/2023, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Município de Porto Velho é rico em belezas naturais (Imagem: Shutterstock)
Município de Porto Velho é rico em belezas naturais (Imagem: Shutterstock)

Passar um dia em Porto Velho, em Rondônia, significa dedicar um tempo para apreciar as belezas naturais e conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil. O local é repleto de cultura e costumes locais que chamam a atenção dos turistas todos os anos. Além disso, é cercado pela floresta Amazônica, o que proporciona uma vista exuberante e um tour no Rio da Madeira, um dos maiores e mais importantes do Brasil.

A seguir, confira pontos turísticos para explorar na região e aproveitar a viagem.

1. Praça das três caixas d’água

Localizada na parte alta do centro antigo de Porto Velho, a praça das Três Caixas D´água é um ponto tradicional de eventos na cidade. Também conhecidas como Três Marias, as caixas d’água são um símbolo da história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Foram trazidas dos Estados Unidos e instaladas entre 1910 e 1912. Serviram para abastecer a cidade até 1957.

Estrada de Ferro da Madeira em Porto Velho
Estrada de ferro Madeira Mamoré é o principal ponto turístico de Porto Velho (Imagem: Shutterstock)

2. Estrada de ferro Madeira Mamoré

A EFMM é o principal ponto turístico de Porto Velho, devido a sua linda história. Foi a 15ª ferrovia a ser construída no país, tendo as suas obras sido executadas entre 1907 e 1912. Antigamente a linha estendia por 366 km na Amazônia, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, mas há bastante tempo essa linha não é mais utilizada. Atualmente, a prefeitura realizou uma ampla reforma no pátio de manobras e dotou a área num imenso centro de eventos e convenções que deve estar pronto para ser entregue à cidade em 2023. O espaço está sendo licitado para operação.

3. Mercado Cultural

Inaugurado em 15 de maio de 2010, o antigo Mercado Público de Porto Velho, conhecido agora como Mercado Cultural, é palco permanente de toda forma de manifestação da arte e ponto garantido de encontro dos apreciadores da boa música, dança e exposições. O mercado conta com um anfiteatro, praça de alimentação e lojas para vendas de produtos regionais como artesanato, CDs de artistas locais, livraria e comidas típicas. Em sua tenda branca, na área externa, diariamente existe uma programação cultural nova.

4. Capela de Santo Antônio

A centenária capela de Santo Antônio de Pádua é uma das raras heranças do antigo município de Santo Antônio do Rio Madeira, que pertencia ao Mato Grosso, foi extinto e anexado a Porto Velho em 1944. Sua inauguração oficial ocorreu em setembro de 1914. A capela fica localizada a 7 km do centro de Porto Velho e, geralmente, fica aberta diariamente para visitação. É um local bucólico, repleto de fé e apropriado para reflexão espiritual.

5. Parque ecológico de Porto Velho

Fica localizado na região Norte de Porto Velho, a 15 km da área central da cidade e conta com cerca de 2.000 hectares de área preservada. Um pequeno Jardim Zoológico exibe, preserva e cria animais silvestres da fauna amazônica recuperados de cativeiros particulares e irregulares. Recebe muitos visitantes, especialmente aos fins de semana.

6. Palácio Getúlio Vargas

Construído em 1949, esse edifício é uma homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas, responsável pela criação do Território Federal do Guaporé, atual estado de Rondônia. Localizado na praça de mesmo nome, onde se encontra o Marco do Centenário da Independência do Brasil, o palácio é a sede do governo estadual. Não é permitida a entrada do público em seu interior.

7. Memorial Rondon

Foi inaugurado no dia 10 de dezembro de 2015, em comemoração ao sesquicentenário do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-2015) e ao centenário da Linha Telegráfica Estratégica de Cuiabá a Santo Antônio do Madeira (1915-2015). Hoje é o maior acervo sobre Rondon em exposição no
País. Rondon é o único brasileiro a dar nome a um Estado, além de ter o seu nome gravado em letras de ouro na Sociedade de Geografia de Nova York, dentre os cinco maiores exploradores do planeta e o que mais se aventurou por terras tropicais.

8. Casa da Cultura Ivan Marrocos

A Casa de Cultura nasceu de reivindicações constantes dos artistas plásticos, que não tinham espaços dignos para mostrarem suas obras. Em 04 de novembro de 1994 foi criado, então, o Espaço Cultural de Artes Plásticas. Em 23 de outubro de 1995, passou a chamar-se Casa da Cultura Ivan Marrocos, em homenagem a um jornalista homônimo. A partir daí mudou o seu raio de atuação. Anteriormente dedicada apenas às artes plásticas, passou a atuar no grande e complexo universo cultural.

Catedral Sagrado Coração em Porto Velho
Catedral Sagrado Coração de Jesus é considerada patrimônio histórico do Estado de Rondônia (Imagem: Shutterstock)

9. Catedral Sagrado Coração de Jesus

A catedral de Porto Velho, apesar de ter tido sua pedra fundamental lançada em 3 de maio de 1917, somente em 1927 teve sua construção definitiva efetivamente iniciada. Monumental obra em estilo clássico colonial, fica localizada em frente ao palácio Tancredo Neves e é patrimônio histórico do Estado de Rondônia.

10. Casa do Avião e Café Quixadá

Famoso pela fabricação de aviões no quintal de casa, Geraldo Benedito de Araújo, de 68 anos, é dono de um ponto que acabou integrando a rota do turismo na capital rondoniense e que atrai diversos curiosos para conhecer de perto réplicas de aeronaves. Um sonho de infância que começou a ser desenhado muito cedo, mas que só ganhou força por volta dos 65 anos. “A ideia de construir a Casa Avião é um sonho de criança que não se apagou da minha mente e que depois, com a idade de 65 anos, consegui realizar”, explica Geraldo.

Publicado pela Revista Qual Viagem.

Por Revista Qual Viagem