CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

"O preconceito ainda reina", diz Josafá Filho, o Filipinho de 'Sangue Bom'

Em entrevista para o site da novela, o ator contou o que acha da revelação da homossexualidade de seu personagem no folhetim das 19h na Globo

CARAS Online Publicado em 29/08/2013, às 11h07 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"O preconceito ainda reina", diz Josafá Filho, o gay Filipinho de 'Sangue Bom' - Divulgação/TV Globo
"O preconceito ainda reina", diz Josafá Filho, o gay Filipinho de 'Sangue Bom' - Divulgação/TV Globo

Os atores Josafá Filho e Julio Oliveira, que dão vida a Filipinho e Peixinho em Sangue Bom, contaram sobre a revelação na novela de que são gays e os rumos da trama na TV.

O Peixinho é gay, é bem resolvido com sua sexualidade, mas o Filipinho, não. Esse encontro com Peixinho vai fazer com que ele tenha tranquilidade para assumir para ele mesmo quem ele é, para mãe e, posteriormente, para a imprensa. Ele é uma figura importante para a virada do Filipinho”, contou Josafá para o site da novela.

+ Após Félix, personagem de 'Sangue Bom' assume ser homossexual e reacende debate sobre sexualidade

O intérprete do "famosinho" acredita que o preconceito ainda existe, mas diz que a novela aborda o tema de uma forma bem amena. “Ele é um garoto sensível e simples. Às vezes, a gente coloca a questão da homossexualidade como algo distante de nós”.

E Josafá também não teme levantar polêmica sobre o assunto. “Todo mundo gosta do Filipinho. E quando você descobre que uma pessoa próxima a você, amiga, parceira, é gay, você vai gostar menos dela? A novela traz isso. Ela aproximou um garoto simples, de bairro, que a gente se compadece do sofrimento dele, do sonho que ele tem, e logo depois vem o fato de que ele é gay! E isso pode ser encarado de uma forma simples. O preconceito ainda reina, mas é muito bacana essa simplicidade”.

Mas Peixinho vai ser mais do que um amigo para Filipinho nessa hora de revelação. Feliz com a guinada dos personagens, Julio Oliveira adianta que a amizade entre os dois vai dar lugar ao romance. “Vai acontecer. Eles vão chegar a passar a noite juntos. Isso vai mudar muito a cabeça do Filipinho. No dia seguinte, ele vai chegar em casa e se assumir para a família. E o Peixinho vai dar todo o apoio”, conta o ator, que elogia sua parceria com Josafá Filho. “Está sendo muito bacana contracenar com o Josafá. É a segunda novela que fazemos juntos, a primeira foi Ti Ti Ti. Ele é super empenhado, e tem rendido cenas muito legais”.

‘Tripliquei de amigos no Facebook’, afirma Josafá Filho, o Filipinho de ‘Sangue Bom’

Depois de se descobrir, Filipinho vai ganhar forças para lutar por seus sonhos. Tanto é que ele abandona tudo para estudar música em Nova York. Mas como nunca se sabe o que os autores reservam para seus personagens, Josafá faz suas apostas. “Pode ser que o Peixinho vá para Nova York ou que o Filipinho volte logo para o Brasil”.

Julio ainda se anima com o desafio. “O papel do ator vai muito além do entretenimento, temos uma função social. Acho que falar sobre homossexualidade numa novela das sete e ter a oportunidade defender esses personagens é um modo de contribuir com toda essa modificação que está acontecendo no nosso país”.

Julio  conta que vem se surpreendendo com a reação do público nas ruas. “As pessoas me abordam torcendo para eles ficarem juntos! Recebi uma mensagem de uma mãe dizendo que vive a mesma história da Rosemere (Malu Mader) com o Filipinho. Ela contou que desconfia da orientação do filho, mas prefere conviver com a dúvida do que saber a verdade. Respondi dizendo para ela acompanhar a novela, porque a melhor resposta nesse caso é descobrir como a história de Rosemere e Filipinho vai se desenrolar”.