“Foram dez anos longe dos palcos e já estava na hora de voltar. Achei que esse retorno merecia um monólogo", revelou a atriz
Foi durante viagem a Portugal que Lu Grimaldi (60) buscou a inspiração para viver D. Maria I (1734–1816), a mãe de D. João VI (1767–1826), também conhecida como Maria Louca, na peça Palavra de Rainha, em cartaz na capital paulista até 30 de novembro. “Ela foi a primeira mulher a assumir o trono de Portugal e, consequentemente, a única rainha que tivemos. Em meio a tragédias pessoais, como a perda de cinco dos seis filhos, fez valiosas contribuições à nossa cultura”, explicou a atriz, aplaudida pelo estilista Fause Haten (44) pela atriz e escritora Mel Fronckowiak (26) e pela atriz Cacau Melo (30).
Em solo lusitano, pesquisou sobre a personagem e encontro vários estudos sobre a monarca, que foi afastada de suas funções devido a uma doença mental. “Foi aí que me perguntei se ela não tinha o direito de ser louca. Imagine perder os filhos para a varíola? No dia a dia, todo mundo às vezes, também tem vontade de chutar o balde”, disse. Após seis anos na Rede Record, a atriz retorna ao ar na trama global das 9 Babilônia, com estreia em fevereiro de 2015. “Foram dez anos longe dos palcos e já estava na hora de voltar. Achei que esse retorno merecia um monólogo. Mas a TV sempre tem espaço”, finalizou a talentosa Lu.