O tapete tem o poder de renovar a decoração de um ambiente. Designers de interiores dão dicas para escolher tecidos, cores e texturas.Veja nossa galeria e inspire-se!
Existem tapetes dos mais variados tecidos, tamanhos e estilos. Mas qual é a opção adequada para a sua casa? Além da estética, é preciso levar em conta o conforto. Afinal, mais do que um item de decoração, ele é um item de bem-estar e dá personalidade ao ambiente.
Para Fabio Galeazzo, designer de interiores, é preciso testar o tapete antes de escolher. “Passe a mão para sentir a textura, veja se é duro ou confortável. Avalie se o tecido pode machucar crianças pequenas, por exemplo. O importante é comprar o mais confortável e que seja duradouro”, diz.
Como escolher?
Três fatores são determinantes: o tamanho do ambiente, se os moradores têm alergia e se há crianças e animais de estimação. “Eu sempre sugiro o tapete com a fibra Antron 66, pois tem fácil manutenção, não propaga chamas e é antialérgico”, afirma Alfredo Oliveira, designer de interiores.
Fique atento também ao tecido. “Quem tem criança ou animais de estimação em casa deve optar pelos tapetes de náilon, pois não machucam, são de fácil manutenção, além de antibacterianos e antifungos”, diz Galeazzo.
Cada ambiente, uma escolha
Para decorar o living, os profissionais recomendam tapetes mais elaborados, com detalhes. “É um ambiente que chama bastante a atenção, então opte pelos que são verdadeiras obras de arte. Os de seda e os sintéticos são ótimas escolhas também”, afirma Galeazzo.
Em ambientes onde o conforto deve predominar, como os quartos, prefira os tecidos mais grossos, como a lã. Em home theaters, escolha os que são gostosos de deitar e sentar. Para essa finalidade, opte pelos sintéticos. “As pessoas encontram em qualquer loja de decoração e com opções variadas de cores”, diz Oliveira.
Cores
Para os designers, não existe uma cor certa para a decoração. O importante é saber equilibrar o ambiente e trazer texturas e misturas de tonalidades que agradem ao morador e potencialize a decoração do lar. “Eu particularmente prefiro os tapetes contemporâneos porque eles têm uma linguagem jovem e dão personalidade a qualquer tipo de ambiente. Esqueça os beges ou monocromáticos, pois desgastam a decoração”, diz Oliveira.
Para quem tem móveis de cores neutras, a mistura de cores é aposta certa. “Os tapetes multicoloridos são ideais para renovar a decoração, pois eles, sem dúvida, dão um ‘up’ ao ambiente”, afirma Galeazzo.
Limpeza
Os tapetes devem ser higienizados, pelo menos, uma vez ao ano. Leve-os a lojas especializadas em lavagens para evitar manchas e perda de fios. “A manutenção caseira deve ser feita com cuidado. Passe um pano úmido com detergente neutro delicadamente. Para lavagens anuais, procure especialistas em higienização de tapetes”, diz Oliveira.
O importante é optar por tapetes antialérgicos, que sejam confortáveis e adequados ao estilo e tamanho do ambiente. Siga as dicas e inspire-se com os tapetes da nossa galeria!
Da Redação