Apostar na tonalidade traz elegância, sofisticação e conforto à área gourmet. Saiba como incluir a cor sem deixar de lado a leveza da decoração
Quem nunca ouviu falar que a peça chave no guarda-roupa é o pretinho básico? A cor, muito presente na moda, também está marcando presença especialmente na decoração de cozinhas. Além do ambiente ficar elegante e totalmente sofisticado, o preto é democrático e permite utilizar outros acessórios mais neutros para trazer leveza ao local. “Abusar da tonalidade na decoração completa, desde os eletrodomésticos – como geladeiras, cooktops, coifas, fogões, frigobares e adegas– até o mobiliário deixa a cozinha sofisticada. Você pode ainda trazer leveza usando cores neutras em pontos estratégicos”, comenta Mario Fioretti, diretor de Design e Inovação da Whirlpool Latin America.
Por isso, balanceie a tonalidade utilizando bancadas, mesas e até armários embutidos com tons mais neutros. “O morador pode ter todos os eletrodomésticos na cor escura e optar pelos móveis em tons mais suaves. O bom de se ter aparelhos pretos, por exemplo, é que cria um contraste elegante com uma bancada mais clara”, comenta Fioretti.
A utilização do P&B em móveis planejados - outra tendência na moda- têm sido presente em alguns projetos de arquitetos e podem ser a solução para quem não quer encarar de vez o total black. “Móveis planejados são a bola da vez. Cooktops, coifas e até mesmo fornos e fogões – que são o coração da cozinha – são capazes de deixar a cozinha ainda mais sofisticada. Para quem não quer arriscar logo de cara em uma geladeira preta, por exemplo, pode optar por utensílios menores que conferem a mesma elegância”, comenta Fioretti.
Vale lembrar que antes de repaginar completamente sua cozinha, analisar o tamanho do ambiente e a quantidade de iluminação é essencial, afinal, o preto tende a escurecer o local. Aumentar a quantidade de luminárias é a melhor saída para que a cozinha ofereça praticidade e conforto na elaboração dos pratos.
Inspire-se com alguns projetos e móveis da nossa galeria!