CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Revista causa polêmica com a cor da pele de Lupita Nyong'o

A revista People, que elegeu a atriz Lupita Nyong'o como a mulher mais bonita do mundo, teria clareado a pele da atriz na capa

CARAS Digital Publicado em 24/04/2014, às 07h51 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lupita Nyong'o na capa da People e na capa da Dated - Reprodução
Lupita Nyong'o na capa da People e na capa da Dated - Reprodução

A escolha deLupita Nyong'o, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por 12 Anos de Escravidão, como a mulher mais bonita do mundo pela revista People se tornou alvo de polêmica. De acordo com o editor Gilies Fabris, especialista em Photoshop, a publicação teria clareado a pele da atriz. "Ela aparece 'lavada' na foto da revista People", disse ele ao site RadarOnline. 

+ Lupita Nyong'o é eleita a mulher mais bonita do mundo 

 "Isso é um caso clássico de 'foto com pouca iluminação' versus 'uma foto com iluminação pobre'", comentou Gilies. 

Lupita, de fato, aparece com a pele mais clara do que quando foi capa de outras publicações, como a Dazed, lançada em fevereiro. O editor, porém, não acredita que a mudança na tonalidade da pele da atriz teria sido uma tentativa de deixá-la mais 'branca'. "Não acho que a People fez isso para branqueá-la. Fica evidente quando a gente olha pra cor do cabelo dela. Ela é linda", disse. 

Em janeiro, quando fez um ensaio para revista Vanity Fair, Lupita enfrentou uma polêmica semelhante. A publicação na época fez uma alteração no tom da sua pele bem mais evidente que a da People (veja na galeria abaixo). 

Beleza negra

Ao ser homenageada no evento Essence, nos Estados Unidos, em fevereiro, Lupita falou sobre como a ausência de mulheres negras na mídia acabou prejudicando sua auto-estima. "Eu fui provocada e insultada por causa da minha pele", disse. "Minha única oração para Deus era pedir que eu acordasse com a pele mais clara. A manhã seguinte chegava e eu estava tão empolgada para ver minha nova pele que me recusava a olhar para baixo até que estivesse em frente a um espelho, porque eu queria ver meu rosto primeiro. E todos os dias eu experimentava o mesmo desapontamento de continuar com a pele tão escura como era no dia anterior. Tentei negociar com Deus,  disse a ele que iria parar de roubar cubos de açúcar à noite se ele me desse o que queria, eu ouviria tudo que minha mãe dissesse e nunca mais perderia meu suéter na escola novamente, se ele me fizesse ficar um pouquinho mais clara. Mas acho que Deus não se impressionou com as minhas barganhas porque nunca me ouviu", declarou.

+ Cabelo curto afro de Lupita Nyong'o, a mulher mais bonita do mundo, é versátil

Lupita contou que, mesmo ouvindo de sua mãe que era linda, nada a ajudava aceitar sua pele. Até que ela conheceu o trabalho da modelo Alek Wek. "Ela era escura como a noite e estava em todas as revistas e todas as passarelas", comentou. "Meu complexo sempre foi um obstáculo a superar. Não conseguia acreditar que as pessoas estavam considerando uma mulher que se parecia tando comigo como linda. Estava perplexa e que não queria acreditar nisso porque tinha começado a aproveitar da sedução de ser inadequada. Mas uma flor não conseguiu deixar de brotar dentro de mim", lembrou. "Espero que minha presença nas telas e meu rosto nas revistas possam ajudar garotas em uma linda jornada", falou. "Não há vergonha na beleza negra", reforçou.

No Instagram, Lupita publicou uma foto dela quando bebê comparando com uma imagem atual e brincou: "Mais bonita, hein? Aposto que você não saberia".