Cheia de histórias para contar, uma das mais tradicionais e famosas marcas de cristais do mundo, a Maison Baccarat, celebra 250 anos com o lançamento de seu primeiro livro: Baccart — Two Hundred and Fifty Years. Escrito pela jornalista Laurence Benaïm (52) e pelo empresário de design Murray Moss (64), a obra traz o registro do sucesso e do prestígio de suas taças, candelabros, joias e itens de decoração. Também conta como a empresa vem encantando monarquias, chefes de Estado, artistas e celebridades ao redor do mundo desde o século XVII até os dias de hoje. Nascida na região da Lorraine, nordeste da França, a aproximação da grife com a realeza se deu com a encomenda de um conjunto de taças pelo rei francês Luís XVIII e seguiu com o majestoso candelabro feito para o csar Nicholas II, da Rússia, e peças especialmente produzidas, em 1956, para o casamento do príncipe Rainier III, de Mônaco, com a atriz norte-americana Grace Kelly. O volume é ricamente ilustrado com 400 imagens e traz, de forma muito agradável, a trajetória da Baccarat no domínio de técnicas de lapidação e tecnologias, que lhe permitiu sair na frente na criação de cristais coloridos e luminárias, em 1827, e de vidros de perfume, em 1907. Mostrando que a maison mantém vivo o fascínio de sua legião de admiradores, com criações constantemente renovadas a partir da colaboração de estrelas do design como o francês Philippe Starck (64) na coleção Darkside. Entre as novidades da marca, lançadas neste ano, estão o lustre Alvorada, dos brasileiros Fernando (52) e Humberto Campana (60), e a luminária Torch Mobile, do israelense Arik Lévy (50).