CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Decorar com espelhos exige visão estratégica. Confira 6 dicas essenciais

Os espelhos podem mudar completamente a decoração e são capazes de aumentar e até reduzir espaços. A seguir, as arquitetas Jóia Bergamo e Daniella de Barros dão dicas de como usar os espelhos em diversos ambientes

CARAS Digital Publicado em 03/09/2014, às 16h12 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os espelhos podem aumentar ou reduzir espaço! - Shutterstock
Os espelhos podem aumentar ou reduzir espaço! - Shutterstock

Planejar estrategicamente a disposição dos espelhos na decoração resulta no aumento ou redução de espaços da casa. “Eles podem ser colocados em todos os ambientes, mas é importante usá-los com bom senso para que não haja efeito contrário do esperado, já que o espelho exerce bastante influência no ambiente”, diz Jóia Bergamo, arquiteta.

1. Ambientes pequenos

Para locais menores, como banheiros, salas de estar ou hall, coloque o espelho em uma das paredes. “Eles podem ser usados de duas formas: na parede toda, você consegue dar impressão de que o ambiente dobrou de tamanho; ou em apenas uma parte da parede, colado diretamente nela”, diz Jóia. Fique atento também à posição antes de fixá-lo. “Para aumentar o ambiente, os espelhos podem ser aplicados na vertical ou horizontal, desde que estejam em um ângulo reto de 90 graus com o piso”, diz Daniella de Barros, arquiteta.

2. Ambientes grandes

Em lugares maiores, abuse da criatividade, já que não é necessário pensar em maneiras de ampliar o local. “Os lugares estratégicos para a aplicação do espelho são hall de entrada, sala de jantar, closets e porta de armários em quartos e banheiros”, diz Jóia. Caso queira reduzir o espaço, Daniella recomenda a aplicação com ângulo menor. “Para diminuir, reduza o ângulo de 90 graus com o piso. Espelhos com muitas divisões também dão a sensação de redução”, afirma.

3. Menos é mais

Evite exageros. “Tenha cautela na decoração, pois se o uso for exagerado nas paredes ou nos objetos, podemos perder a referência de onde estamos e acabar ficando visualmente desconfortável”, diz Daniella.

4. Estilos de espelhos

Variedades de cores e acabamentos não faltam. Por isso, escolha o que combina com o restante da decoração. “Existem diversos estilos de espelhos com inúmeros acabamentos, cores e películas, que permitem sair do óbvio, como o espelho prata”, diz Jóia. Ela aconselha a  aplicação em paredes ou como revestimento de móveis e armários. “Apenas tome cuidado para não utilizar em excesso ou em locais desfavoráveis, pois o resultado pode ser desastroso!”, alerta. Fique atento à qualidade do produto antes de comprar. “Escolha as marcas que tenham garantia contra manchas e outros inconvenientes”, diz Daniella.

5. Altura ideal

Nem muito baixo, nem muito alto. O espelho precisa ficar exatamente onde você consiga se ver sem esforço. “Ele deve estar em uma altura média, entre 1.40m a 1.80m”, diz Jóia.

6. Preze a harmonia

Busque orientação de um profissional para dispor os móveis e demais objetos decorativos em equilíbrio com o ambiente. “Os espelhos auxiliam também na claridade do ambiente. Para que haja a sensação de amplitude, leveza e tranquilidade, o indicado é que a colocação das peças esteja alinhada a um projeto de interiores”, diz Daniella.