Cada vez mais, manter um escritório em casa torna-se uma necessidade. E se não há um espaço exclusivo para dedicar ao novo cômodo, a alternativa pode ser agregá-lo ao canto de leitura. Mas, neste caso, o ambiente precisa ser funcional. Saiba como
Ritmo mais acelerado, empregos mais flexíveis e casas e apartamentos cada vez menores. Essas características da vida moderna têm dado espaço para os pequenos escritórios em casa, cada vez mais presentes em projetos de decoração. Se antes algumas casas contavam com um cômodo especialmente para biblioteca ou escritório, hoje mesmo um cantinho para leitura pode se tornar um ambiente de trabalho se bem planejado e harmonizado. “Ao agregar dois ambientes vale lembrar que tudo deve estar em perfeita organização. Nem tudo precisa estar exposto e algumas coisas mais volumosas e que aparentam desorganização devem ficar escondidas. Para ser uma extensão, tendo um espaço para uma mesa e uma bela cadeira confortável, estes itens já estarão conversando entre si no contexto”, comenta Vanessa de Mani , designer de interiores.
Ter um escritório em casa exige que a decoração seja repensada. Saiba como
Saiba qual é a melhor lâmpada (e como usar) para cada ambiente da sua casa
Para que seu escritório traga sensação de bem-estar, escolha materiais que não "cansem" os moradores. “A utilização da madeira, por exemplo, é muito bem vinda, porém, não se deve carregar demais. Materiais com papéis de parede e alguns tecidos devem ser usados com uma dosagem suave”, alerta Vanessa. Vale lembrar que a iluminação também deve ser adequada para leituras e análises de documentos. "Para que a leitura seja confortável aposte em luz especial, como um abajur ou arandelas”, recomenda.
Mesmo que a maioria das pessoas hoje arquivem seus documentos em mídias eletrônicas, elementos convencionais como livros, revistas e cadernetas ajudam a decorar o ambiente e podem dar o toque pessoal ao ambiente. “Mesmo quem tem materiais em arquivos eletrônicos, recomendo trazer traços de uma biblioteca convencional, fazendo uso de alguns livros e revistas na decoração", sugere a designer.
Segundo Vanessa , é essencial que o mobiliário do escritório combine com a decoração do ambiente no qual está inserido. Mas é claro que não se deve ficar preso apenas à estética. Para um ambiente produtivo, é preciso escolher móveis que tragam conforto e praticidade. “Um escritório bem organizado requer uma mesa com bom espaço útil. Objetos auxiliares e itens a ser utilizados podem ficar em outros compartimentos que não seja sobre a mesa. Uma cadeira aconchegante é item fundamental”, recomenda a designer.
Madeira, inox e alumínio são os materiais mais indicados para os móveis da varanda
Saiba como a marcenaria transforma toras em peças que duram décadas e encantam por sua sofisticação