Com talento consagrado, Izabel se diz realizada a cada tela
Entre mil pontinhos coloridos, a artista plástica e empresária Izabel Litieri (59) constrói o seu cotidiano familiar com os filhos, Marcela (25) e Tiago (31), do primeiro casamento, e o eleito, o médico Carlos Alberto Ruiz
(55). Quadros estão espalhados por toda a sua cobertura na Vila Madalena, em SP, mas em um ambiente especial cores e formas se agrupam formando um conjunto harmonioso e aconchegante. É o seu ateliê. Ali, livros de arte se conjugam com telas e troféus. Izabel tem seu trabalho reconhecido internacionalmente. Já expôs na Ward-Nasse Gallery, em NY, foi premiada na Exposição de Arte Contemporânea de Nice, na França, e na Bienal de Arte de Florença. A artista teve o prazer de mostrar suas criações na cidade italiana onde se respira arte, mas tam - bém o fez nas estações do metrô paulistano, ganhando a alcunha de “artista do povo”.
Izabel usa o pontilhismo, técnica que utiliza pontos para criar imagem. Quando começa uma tela, não quer parar. Tem mais de 300 obras e cada uma é como um filho. Quando vende uma delas, a fotografa antes cataloga. “Me despeço emocionada, mas sei que energeticamente será ótimo para quem comprou”, diz ela, que acaba de presentear a atriz Claudia Raia (47) com a tela Inverno em Nova York.
A arte também é o seu melhor remédio para desestressar. “Me desligo de tudo. Você ver uma tela em branco e a imagem surgindo dos pontinhos é como um milagre”, comenta, explicando que não faz rascunho e pinta geralmente sem cavalete, com a tela no colo. Espiritualizada, Izabel mantém imagens de santos em um gazebo com astral convidativo a meditação. “Creio na força interior que nos leva a fazer o nosso melhor”, diz ela, completando que a sua felicidade é fruto do seu empenho artís tico.“ Só quem está muito feliz consegue admirar a felicidade do outro. Por isso, espero que meus quadros abram o coração das pessoas”, define a artista, realizada.