Móveis, quadros e até pinturas idealizadas por grandes nomes do design e arquitetura moderna estão expostos na galeria Passado Composto Século XX
A mostra Brasil Moderno, em exposição na galeria Passado Composto Século XX, reuniu peças raras do acervo de móveis e uma vasta coleção de arte de grandes nomes que contribuíram para a arquitetura brasileira, como Sergio Rodrigues, Geraldo de Barros, Jean Gillon, Jorge Zalszupin, Lucio Costa e Oscar Niemeyer, que há décadas são grandes referência no mercado.
A exposição é uma homenagem ao período histórico dos anos 1960, em que Brasília foi construída e que ficou marcado pelo modernismo da arquitetura. “Estamos festejando a inauguração de Brasília. Quando isso aconteceu o Brasil já tinha uma arquitetura moderna. O Juscelino Kubitschek foi um visionário. E isso propiciou a produção do imobiliário aqui. Brasília foi o marco principal”, explicou a diretora da galeria, Graça Bueno.
Quem passar pelo local vai poder conferir uma vasta coleção de peças. Entre cadeiras, sofás, escrivaninhas e mesas de jantar, o visitante também vai se surpreender com as pinturas e gravuras de Oscar Niemeyer e Lucio Costa, por exemplo. “Poucas pessoas sabem, mas muitos arquitetos pintavam também”, comentou.
O acervo conta com 82 móveis criados por 17 designers e manufaturas.
Serviço:
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10hs às 15h (domingo – fechado)
Local: Passado Composto
Galeria Passado Composto Século XX
Al. Lorena, 1996, Jardins, São Paulo
Tel: (11) 3088 9128