A especialista ensina como criar um ambiente com funcionalidade e segurança para os pequenos; confira
Ao planejar um quarto de bebê, os pais precisam ter responsabilidade e alguns cuidados básicos para criar um ambiente alegre para a criança.
"O quarto do bebê é um espaço que precisa ser estrategicamente pensado: funcionalidade e segurança são as palavras de ordem na hora de montar o quartinho", explica a arquiteta Cyntia Sabat.
Além das cores e da iluminação, é importante levar em consideração a distribuição dos móveis e a circulação de ar no loca.
"É preciso tomar vários cuidados na hora de arrumar o quartinho do bebê, o foco deve ser na praticidade e na funcionalidade, sem deixar a decoração de lado, é claro. As necessidades da criança devem ser lembradas na hora de dispor os móveis e itens no quarto, quanto menos trabalhosas e mais seguras forem as ações realizadas no cômodo, como trocar fraldas, trocar roupas, colocar o bebê para dormir, melhor para a criança e também para os pais", acrescenta.
A arquiteta lista algumas dicas de como montar um ambiente. Confira:
Cores: Invisa em diferentes tons e cores, assim como texturas. "O ideal é evitar uma presença massificada de cores intensas, para que o espaço não funcione como um gatilho para agitar o recém-nascido".
Móveis: Antes de olhar os móveis, conheça a metragem do espaço. "Os mais importantes são poltrona de amamentação e trocador, além do berço, é claro. Para cômodas e armários, opte por uma marcenaria clara. As cores devem ser focadas em papes de parede e itens decorativos".
Janelas: Evite cortinas de tecido, pois elas acumulam poeira. Uma boa opção é investir em venezianas.
Iluminação: Opte sempre por aproveitar a iluminação natural do local.
Nichos e prateleiras: "São ideais para colocar itens sempre usados e que decorem o espaço. Devem estar ao fácil alcance dos pais"