Ex-presidente da África do Sul e ganhador do prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela está internado em estado crítico em um hospital em Pretória, capital executiva do país
O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, ganhador do prêmio Nobel da Paz de 1993, completa 95 anos nesta quinta-feira, 18. Mandela foi o mais importante líder que a África já teve, passou 27 anos na prisão e dedicou sua vida a causas sociais e humanitárias, recebendo diversas medalhas e distinções de honra ao longo da trajetória.
No comando da transição do regime das minorias para o das maiorias - o apartheid - ele celebrou um feito histórico: foi o primeiro presidente negro da África do Sul. Internado em estado crítico há cerca de um mês, desde 22 de junho, Mandela repousa agora em um hospital em Pretória, capital executiva do país.
+ Rihanna reza por Nelson Mandela em mensagem na internet
A Organização das Nações Unidas (ONU) comemora desde 2010 o dia de hoje como Dia Internacional em homenagem a Nelson Mandela, o heroi da luta anti-apartheid. Cidadãos do mundo inteiro são chamados a dedicar 67 minutos do dia à serviço da coletividade, relembrando os 67 anos do revolucionário na luta contra a desigualdade racial.
Mandela será eternamente lembrado como a figura de um ser humano que lutou contra dramas sociais, políticos e pessoais permanecendo fiel na liderança do país e no comprometimento com as ideias anti-racistas.
+ Reflexões de Mandela são imortalizadas em livro
O ator Morgan Freeman interpretou Mandela no cinema em 2009 no longa Invictus, que conta a história da Copa de Mundo de Rugby ocorrida em 1995 na África do Sul.