CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Mulher de Robin Williams diz que ator não morreu por causa da depressão

Susan Williams, viúva de Robin Williams, revelou que ator sofria de uma doença neurodegenerativa progressiva que o fez pensar que estava ficando louco

CARAS Digital Publicado em 03/11/2015, às 14h21 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robin Williams - Getty Images
Robin Williams - Getty Images

Pouco mais de um ano após a morte de Robin Williams, a mulher do ator, Susan Williams, falou sobre a doença que o fez acreditar que estivesse ficando louco. De acordo com a entrevista dela para a revista americana People, Robin sofria de uma doença neurodegenerativa progressiva que se chama demência de corpos de Lewy (DCL). 

"Não foi a depressão que matou Robin. A depressão foi, digamos, um dos 50 sintomas e um dos menos importantes", disse ela. A publicação conta que a DCL é a 3ª demência mais comum no mundo, ficando atrás do mal de Alzheimer e da demência vascular. A doença causa alterações no estado mental da pessoa, provocando alucinações e dificuldade motora, além de picos de ansiedade. 

"Os sintomas aparecem como se estivessem em uma máquina de pinball. Você não sabe exatamente o que está olhando", afirmou. Segundo ela, Robin começou a apresentar os sintomas da doença com frequência no ano anterior a sua morte, mas os médicos só conseguiram diagnosticá-lo na autópsia do corpo. "Hoje, tenho certeza que o time de médicos estava fazendo exatamente as coisas certas. O problema é que a doença foi simplesmente mais rápida e maior do que nós todos. Nós teríamos conseguido descobri-la em algum momento", explica.

Susan quer se dedicar a divulgar a doença para tentar salvar vidas em respeito ao marido. "Passei o último ano inteiro tentando descobrir o que matou o Robin. Para entender contra o quê estávamos lutando, um dos médicos disse: 'Robin tinha plena consciência de que estava enlouquecendo e não havia nada que ele pudesse fazer para conter isso'."