por Marcia Villanova e Sara Paixão
O jardim da propriedade do século X foi o cenário de uma viagem no tempo para os convidados da 1a Temporada de CARAS no Castello Santa Maria Novella, na Toscana. Eles receberam a visita dos artistas do grupo italiano de teatro de rua Cantiere Ikrea que, vestidos com roupas de época, divertiram os hóspedes, apresentando jogos e folguedos típicos da Idade Média. "É como se, realmente, tivéssemos voltado no tempo. Estou adorando tudo isso", vibrou a atriz italiana Claudia Cardinale (69) ao ver as mágicas e encenações da trupe. "O homem medieval gostava de passatempos. Apesar de uma das distrações preferidas daquela época ser a caça, as pessoas também paravam para assistir a apresentações de truques e jogos nas praças dos vilarejos", explicou o mágico Paolo Mannari (60) à diva italiana.
Ao som de música medieval do grupo italiano Officinalis, para entrar no clima da volta ao passado, os convidados foram brindados com performances e shows de acrobacias, como o de Urana Marchesini (35), que foi aluna de Victor Cibi, ex-técnico da ginasta Nadia Comaneci (46). A apresentação da acrobata deixou a atriz Luiza Tomé (44) maravilhada: "Eu estou me divertindo muito com tudo, eles fazem uma farra lúdica, muito bacana. Além disso, esses artistas têm uma expressão de corpo impressionante".
Uma das convidadas que mais se divertiram durante o evento foi a atriz Angelita Feijó (38). Sem medo e com muito senso de humor, ela ficou com a cabeça e as mãos presas em um antigo instrumento de tortura. "Eu não estou muito confortável aqui, mas, na hora da diversão, acabo entrando logo no clima", brincou a atriz, enquanto Claudia Cardinale se aproximava, fingindo que cortaria a cabeça dela. "Não faço mal a uma mosca. Odeio qualquer tipo de violência e, certamente, não levo jeito para carrasco", garantiu Cardinale. Em seguida, Urana e o colega de grupo Luca Perretta (40) trocaram de papéis com a atriz italiana e Angelita. "Agora, vou mostrar a vocês como se corta uma cabeça", gritou Luca, simulando que iria decapitar a acrobata.
Outro momento animado foi protagonizado pelo mágico Paolo, que iniciou uma série de truques ilusionistas, os preferidos dos camponeses medievais. Sob os olhares atentos de Cardinale; de sua sua amiga Celia Watterson; de João Zangrandi (47), presidente da Saeco no Brasil; da cantora Luzia Dvorek (27); e do casal Luiza Tomé e Adriano Facchini (41), ele surpreendeu com sua habilidade de esconder um limão dentro de um pequeno copo. "Claudia, é para as mãos dele que você deve olhar", alertou Zangrandi à italiana, tentando ajudá-la a descobrir onde a fruta iria aparecer. "Mas como é que ele consegue esconder tão bem o limão? É um mistério, realmente incrível", surpreendeu- se a atriz. "Eu também não consegui entender. E olha que fixei o limão para não errar, mas o Paolo acabou me enganando direitinho", admitiu, sorrindo, o presidente da Saeco.
Outra a não perceber a agilidade do ilusionista foi Luzia Dvorek. Em um dos truques, Paolo conseguiu tirar o relógio da cantora sem que ela sentisse. "Ele sumiu com o meu relógio. Eu juro que não senti nada. É realmente um grande artista! Posso dizer que esta mágica foi bem mais agradável do que a do banquinho, que parecia inofensivo, mas dava um leve choque. Lembro que eu sentei e me deu vontade de sair correndo", contou ela para o seu amado, o ator Tarcísio Filho (41). "Eu também fui vítima desse banquinho, mas agüentei firme, sobrevivi", brincou o ator.
Os jogos acabaram contagiando todos os convidados do Castelo, que se mostravam curiosos para saber qual seria a próxima atração apresentada pelo grupo. "Pareço criança. Estou adorando tudo. Esses artistas são muito bons e estão completamente integrados ao cenário", elogiou o empresário Adriano Facchini. Marido de Luiza Tomé, ele logo iria se transformar na próxima 'vítima' das brincadeiras. Adriano foi escolhido por Urana para atuar no 'show do faquir' - o empresário ficava deitado em uma esteira, enquanto ela fazia acrobacias sobre ele. "Cuidado com meu patrimônio! Quero que você me devolva meu marido inteiro", divertiu- se Luiza, que viu Adriano ensaiar um strip-tease, começando pela camisa, ao som de um coro de vozes femininas: "Tira! Tira!".
Presentes estavam também o piloto da categoria Super Turismo Augusto Farfus Jr. (24) e sua noiva, a administradora de empresas Liri Johnsson (24). "Nunca tinha participado de uma festa medieval. Achei bonita e educativa", disse o piloto. "Nossa proposta é mostrar ao público tudo o que divertia o povo na época medieval. O que emociona é ver que isso ainda consegue agradar bastante ao público", afirmou Urana.
Para encerrar a festa, as bailarinas Giulia Landi (19) e Francesca Koll (20) apresentaram dança típica do século X. "Queremos mudar a impressão que se tem sobre a cultura popular medieval. Não foi uma época marcada só por pestes e guerras, mas também por divertimento, magia e confraternização", ressaltou Luca Perretta.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade