por Sara Paixão
A paisagem medieval da 1a Temporada de CARAS no Castello Santa Maria Novella, na Toscana, inspirou o chefFrédérick De Maeyer (33). Na cozinha da propriedade do século X, preparou iguarias como o atum ao sabor mediterrâneo, que deixou os convidados com água na boca. Nascido na Bélgica, Frédérick se formou na conceituada Ecole Hôtelière Provinciale de Namur. Há sete anos mora no Brasil e comanda a cozinha do restaurante Eça, no subsolo da H.Stern, no Centro do Rio. "Vim passar férias. Visitei Salvador, Paraty e, quando cheguei ao Rio, fiquei apaixonado", derreteu-se. O chef está casado há cinco anos com a advogada brasileira Luciana De Maeyer (39), com que tem um filho, Guilherme, de 8 meses.
- Como foi cozinhar no Castelo de CARAS?
- Quando cheguei, não tinha a menor idéia do que ia preparar. Mas, próximo ao Castelo, encontrei uma feira comfrutas e legumes frescos. Daí veio a idéia dos pratos. O ambiente medieval é inspirador. Ainda mais com matériaprima fresca e pessoas interessantes.
- Gostou da paisagem?
- Esta é minha primeira viagem pela Toscana, mas, quando criança, passava férias na fronteira da Itália com o sul da França. Eu lembro a primeira vez que vi todos aqueles tipos de massas italianas e suas diferentes cores. Fiquei louco.
- Por que escolheu o Rio?
- A cidade tem uma energia ótima e o povo, também. Conversei com o Claude Troisgros (chef francês radicado no país), que me disse que aqui era um país cheio de oportunidades e bom de trabalhar. Conheci ainda a chefFlávia Quaresma e comecei a trabalhar com ela.
- Que prato gosta de fazer?
- Adoro cozinhar peixes e também de preparar chocolates.
- Qual o prato da culinária brasileira de que mais gosta?
- Adoro moqueca, daquelas feita com leite de coco.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade