NA ADEGA DO CASTELO DE CARAS, TODO REQUINTE DA GASTRONOMIA DA REGIÃO BY FRÉDÉRIC DE MAEYER
Redação Publicado em 19/12/2007, às 12h57
por Sara Paixão
O ambiente não podia ser mais aconchegante para o último jantar regado a bons vinhos oferecido aos convidados da 1ª Temporada de CARAS no Castello Santa Maria Novella. Na adega subterrânea climatizada da propriedade medieval localizada na Toscana, os casais Luzia Dvorek (27) e Tarcísio Filho (41), Christiane Torloni (50) e Ignácio Coqueiro (51), Luiza Tomé (44) e Adriano Facchini (43), além da apresentadora Eliana (34) e sua amiga Yami Araújo (36) degustaram pratos inspirados na região, assinados pelo chef Frédéric De Maeyer (33). Embaixador da joalheria, Christian Hallot (48) recebeu o grupo vip. "A idéia do Frédéric era fazer um jantar com a cara da Toscana. Ele foi à feira local e procurou os ingredientes frescos", explicou Christian. "O fator-surpresa foi como ele compôs pratos que traduziram a essência da região que, combinados a este espaço incrível e ao prazer de estar à mesa com amigos, tornaram a noite inesquecível."
O cardápio de Frédéric - que assina o menu do restaurante Eça, que fica dentro da loja da H.Stern no centro do Rio - incluiu sopa de cenoura com gengibre, espuma de cítricos e coentro e atum fresco com perfumes mediterrâneos. Os pratos, harmonizados com os vinhos Bertani Due Uve branco e Morellino di Scansano tinto e o prosecco Villa Fabrizia - todos cedidos pela Casa Flora -, caíram no gosto dos convidados. "O jantar estava delicioso. O ambiente da adega é silencioso e aconchegante para conversar. Quem trabalha com música, como eu, valoriza lugares no qual as pessoas conseguem se ouvir", contou a cantora Luzia Dvorek, que, com o marido, Tarcísio Filho, aprecia bons vinhos. "Nós tomamos quase todos os dias uma taça de vinho à noite", explicou Tarcisinho.
À Toscana chegaram as primeiras sementes de videira plantadas na Itália. A região acabou se transformando no maior produtor de vinho do país. O passeio por vinhedos e a descoberta de exemplares raros da bebida deixaram o empresário Adriano Facchini fascinado. "Não chego a ser um enólogo, mas, sim, apaixonado por vinho", disse ele, ao lado da mulher, Luiza Tomé. "Ele é a minha companhia perfeita para beber um vinho", elegeu a atriz.
A temperatura média de 14º da adega chegou a preocupar Frédéric pelo risco de esfriar a comida. A solução encontrada foi preparar um jantar à luz de velas, o que deixou a sommelièreDeise Novakosky (43) de cabelos em pé. "Adega subterrânea é um templo sagrado para quem gosta e entende de vinhos, e ver a temperatura aumentando mexeu comigo", afirmou a expert, que acabou relaxando e brindando com Hallot, a top Renata Kuerten (18), a modelo Mônica Damásio (29), a coordenadora de Comunicação da joalheria H.Stern Alessandra Oliveira (30) e a chef brasileira Karen Couto (34), colaboradora do renomado restaurante elBulli Catering, em Barcelona.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade