CHEF RELEMBRA INÍCIO DA PROFISSÃO E COZINHA PARA VIPS NO CASTELO DE CARAS
Redação Publicado em 17/11/2007, às 21h43
por Natalia Castro
Retornar à bela região da Toscana para a 1ª Temporada de CARAS no Castello di Santa Maria Novella traz mais do que lembranças a Karen Couto (34). Hoje "colaboradora habitual" do restaurante elBulli Catering, em Barcelona, Espanha, comandado pelo chef Ferran Adrià (45), foi na Itália que a carreira gastronômica da brasileira deslanchou. "Estava insatisfeita com minha trajetória no Brasil. Fiz as malas e vim para Florença estudar italiano e culinária", conta ela, formada em Direito, em 1998, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio.
Na Itália, porém, Karen passou por dificuldades. "O euro estava se tornando a moeda oficial e Florença é uma cidade cara. Além disso, é o tipo de lugar em que todo mundo entende de cozinha, então tive que mostrar meu trabalho muito bem", relembra ela que, na época, trabalhava no restaurante La Giostra.
Já totalmente envolvida com a gastronomia, Karen seguiu para Roma e, logo depois, Espanha, onde conheceu o trabalho de Adrià. "Eles acharam que eu era uma repórter tentando fazer matéria. Mas insisti que queria falar com o Adrià, disse que tinha vindo do Brasil e pedi para visitar sua cozinha", contou. A chef não se esquece do que experimentou no elBulli, considerado um dos melhores restaurantes do mundo: caldinho de feijão no caviar da tinta de lula. "Fiquei maravilhada. Estava tudo perfeito. Vi que Adrià realmente fazia jus à sua fama", elogia. Depois de apresentar o currículo, foi chamada para colaborar com o chef, e está morando há três anos em Barcelona.
No Castelo, os convidados puderam desfrutar as delícias preparadas por Karen, que se sente à vontade cozinhando para amigos. "Gosto quando as pessoas admiram o que fazemos. Tem gente que acha que cozinha é mágica, mas não é bem assim. Exige organização, trabalho e dedicação", confessa ela, que andou pelos mercados da região à procura de ingredientes fresquíssimos para as receitas. "Para mim, feiras e mercados são como parque de diversões. Adoro pesquisar, experimentar novos sabores. Cada nova iguaria é como se fosse uma jóia", compara. Mesmo com uma carreira sólida no exterior, a chef mantém raízes no Brasil: ministrar cursos e sonha em comandar um programa de culinária. "Conheço os melhores profissionais. Adoraria mostrar isso para todos", planeja.
FOTOS: JAYME BORQUEZ
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade