Além de servir como refúgio para Daniel e sua família, a Fazenda Morro Chato, localizada em Brotas, no interior de São Paulo, mantém atividades voltadas à preservação ambiental. Uma delas chama atenção pelos números: mais de 5 mil mudas de árvores foram plantadas no entorno de nascentes existentes na propriedade.

A iniciativa de reflorestamento tem como objetivo preservar os recursos hídricos da área. Com cerca de 2,1 mil hectares, a fazenda combina espaços destinados à produção agropecuária com áreas de vegetação e outras práticas voltadas à conservação ambiental.

As mais de 5 mil mudas utilizadas no reflorestamento são de árvores nativas. O plantio foi concentrado principalmente nas proximidades das nascentes, criando vegetação no entorno das fontes de água existentes dentro da propriedade.

A preservação dos recursos naturais ocorre paralelamente às atividades econômicas desenvolvidas no local. A Fazenda Morro Chato mantém criação de aproximadamente 3,2 mil cabeças de gado, além de áreas destinadas ao cultivo de cana-de-açúcar e eucalipto.

Fazenda de Daniel também integra floresta e pecuária

Outra prática adotada em parte da propriedade é a integração entre floresta e pecuária. Nesse sistema, Daniel mantém eucaliptos plantados em áreas de pastagem, conciliando diferentes usos do mesmo espaço rural.

A criação de gado é realizada em ciclo completo, abrangendo cria, recria e engorda. Já os eucaliptos cultivados na propriedade têm destinação para lenha e celulose. Dessa forma, a área rural reúne diferentes atividades produtivas em seus 2,1 mil hectares.

A relação de Daniel com a propriedade começou há quase três décadas. O cantor adquiriu a Fazenda Morro Chato com a ajuda do pai, José Camilo, e manteve sua ligação com Brotas, cidade onde nasceu e cresceu.

Atualmente, o local também é frequentado pela esposa do artista, Aline de Pádua, e pelas três filhas do casal, Lara, Luiza e Olívia. Em períodos livres da agenda profissional, a família costuma permanecer na propriedade.

“Eu digo que aqui é a minha segunda casa. Quando a gente tem um tempo livre e disponível, o primeiro lugar que viemos é para cá”, declarou Daniel em conversa com Lauana Prado, ao falar sobre sua relação com a fazenda.

Confira uma publicação recente de Daniel nas redes sociais:

Propriedade virou cenário de programa da Globo

Nos últimos anos, a Fazenda Morro Chato também passou a ser conhecida pelo público da televisão. O local se tornou cenário do Viver Sertanejo, programa da Globo apresentado por Daniel.

Na atração, o cantor recebe artistas para conversas e apresentações musicais em diferentes pontos da propriedade. A casa, a cozinha, o lago, a horta e o curral estão entre os espaços utilizados durante as gravações.

A dinâmica também apresenta atividades realizadas no ambiente rural, como coleta de ovos no galinheiro, preparo de alimentos no fogão a lenha, retirada de temperos da horta e ordenha das vacas.

A estrutura da fazenda ainda inclui uma capela na sede e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida instalada próxima ao lago. O espaço religioso é utilizado pela família em momentos de oração.

Leia também: Saiba quem é Luca Avallone, o atleta de polo aquático que namora a filha do cantor Daniel

+Siga o canal da CARAS Brasil no Instagram e receba as principais notícias dos famosos em tempo real: Clique aqui para seguir!