A famosa novela O Rei do Gado marcou época na televisão brasileira ao retratar a rotina e os conflitos de grandes produtores rurais. No entanto, fora da ficção, o verdadeiro detentor desse título atende pelo nome de Roque Quagliato (86). O empresário deixou a vida confortável que levava como usineiro em Ourinhos, no interior de São Paulo, na década de 1970, para desbravar o Norte do país. O que era visto por muitos na época como uma aventura arriscada acabou se tornando o maior complexo de pecuária de corte do Brasil.
De acordo com dados reportados pelo portal especializado Compre Rural e por veículos de negócios como o Portal Agrozil, o império do pecuarista e de sua família reúne hoje um rebanho estimado em mais de 240 mil cabeças de gado, espalhadas por uma extensão territorial gigante que rivaliza em tamanho com grandes metrópoles brasileiras.
Cidade própria e divisão estratégica no campo
A sede desse gigante do agronegócio fica na região de Sapucaia, próximo ao município de Xinguara, no sul do estado do Pará. O complexo de propriedades do grupo soma mais de 100 mil hectares de terra, um território vasto cuja escala impressiona por funcionar praticamente como uma pequena cidade autoestudada e independente para os colaboradores e suas famílias.
Para gerenciar um volume tão expressivo de bovinos, o império é organizado sob a estrutura do Grupo Rio Vermelho. A propriedade principal é subdividida em cerca de 50 “retiros” — estruturas que funcionam como minifazendas independentes dentro do próprio imóvel. Cada um desses pontos conta com equipes dedicadas, currais modernos e abriga cerca de 3.000 animais, garantindo um acompanhamento nutricional e sanitário rigoroso de todo o rebanho.
Mais lidas

Negociações milionárias e o valor do império
O valor de mercado de um império dessa magnitude alcança a casa dos bilhões de reais no agronegócio. Apenas o valor estimado do rebanho bovino ultrapassa centenas de milhões de reais no mercado atual, sem contar o valor patrimonial da terra na região amazônica, que valorizou intensamente ao longo das últimas décadas.
Sempre em expansão, o empresário foi o protagonista de uma das maiores transações imobiliárias rurais do país nos últimos anos, ao adquirir cerca de 27 mil hectares de terras adicionais do Grupo AgroSB. Aos 86 anos, Roque Quagliato segue como a principal referência da pecuária intensiva nacional, provando que a visão pioneira que teve há quase meio século transformou a região amazônica no epicentro do gado de corte no Brasil.
Leia também:Após disputa no divórcio, estrela da TV aluga casa de campo de R$ 23 milhões por R$ 102 mil mensais

Comentários
O que você achou dessa matéria?
Participe da conversa
Entre ou crie sua conta para deixar um comentário.