CORRIDA DE TRENÓS ANIMA VIPS NO ALTO DO CERRO CATEDRAL, EM BARILOCHE
Redação Publicado em 30/07/2008, às 13h49
por Bianca Portugal e Valença Sotero
A 1200 metros da base do Cerro Catedral, a maior estação de esqui da América Latina, e a 2250 metros acima do nível do mar, foi dada a largada para a 10a Temporada CARAS/ NEVE, a segunda na charmosa Bariloche, Argentina. A tradicional Corrida de Trenós abriu a semana e, mais uma vez, a magia da neve, os cães originários da Sibéria e os lúdicos meios de transporte contagiaram os convidados, que não conseguiram conter o lado infantil e aproveitaram a tarde competindo e brincando. "Uma semana antes de vir para cá, assisti a um filme com corrida de trenó. Hoje me senti em uma verdadeira ficção", disse a atriz Totia Meirelles (49), acomodada entre as mantas do veículo guiado por seu marido, o médico Jaime Rabacov (53).
Puxados por cães das raças husky siberiano e samoieda pelas históricas trilhas da Cordilheira dos Andes - as pistas hoje utilizadas por esquiadores serviram de rota de fuga para índios da tribo mapuche nos séculos XVIII e XIX, quando resistiram aos conquistadores espanhóis -, os convidados de CARAS fizeram mais do que uma viagem no tempo. "Isso é um verdadeiro mergulho no nosso imaginário. A gente logo lembra de Papai Noel. Embora não tenhamos neve, estamos acostumados com as imagens dos filmes. Tanto que, em um Natal, um amigo, produtor de cinema, levou uma máquina de fazer neve artificial para minha casa, no Rio, que ficou toda branquinha", contou Werner Schünemann (49), que disputava o primeiro bicampeonato com uma pequena desvantagem: transportava os dois filhos, Dagui (13) e Arthur (12), compondo a única equipe com três membros, um a mais do que as outras. "Isso não é problema. Ganhei em 2005 e tenho certeza de que vou conseguir o troféu este ano de novo", torcia Werner antes da competição, apoiado pela mulher, a figurinista Tânia Oliveira (46).
Mas, quando foi dada a largada, outra equipe chamou a atenção. A modelo e empresária Luiza Brunet (46), acompanhada pelo filho, Antônio (9), disparou na frente. Puxada pelos cães Oso e Felipe, ela rapidamente conseguiu alcançar mais velocidade que os demais competidores. "É só prestar bastante atenção às dicas que o instrutor dos cães dá antes da corrida. Tem que ficar esperto", explicou Luiza. Mesmo assim, ela logo foi alcançada por Cynthia Benini (34) e sua filha, Valentina (5), fruto da união de quatro anos com o ator André Gonçalves (32). "Realmente, dirigir um trenó não é tão fácil. Tem que ter um pé forte de base e outro para conduzir o carro. E, apesar de os cachorros puxarem, é preciso força e saber dirigir mesmo. Mas tenho intimidade com a neve, por isso acho que vou ganhar", desejou Cynthia, que pratica snowboard há sete anos. "Descobri o esporte na Nova Zelândia, quando ainda trabalhava como modelo. Me apaixonei na hora" , contou ela, que depois se formou em jornalismo e apresenta o Jornal do SBT - Edição Noite.
Já a atriz Bárbara Borges (29), que correu com o namorado, o estudante de nutrição César Fortes (25), tinha outra preocupação, além de ganhar a competição. Apaixonada por animais, ela prestava mais atenção aos cães do que à corrida. "Cheguei a sonhar em ser veterinária antes de descobrir a profissão de atriz. Amo bichos e fiquei preocupada com o esforço que eles têm que fazer, mas agora sei que precisam deste exercício", disse Bárbara. Com o instrutor Ruben Carleos (21), ela descobriu a história dos cães samoiedas - a raça surgiu na gelada região da Sibéria há 5000 anos e desde então é usada para tração de trenós do povo Samoieda, que mora nas montanhas da Rússia. "Assim como os huskies, eles vêm de uma longa geração de animais utilizados para força. O corpo deles necessita disso", explicou Ruben. O casal de atores Daniel Ávila (23) e Karla Tenório (25) buscou se aproximar mais dos cães. "Descobri os nomes deles, depois cheguei junto e bati um longo papo. Em espanhol e com sotaque argentino", brincou Daniel.
A estratégia, porém, não surtiu efeito. Desde o início da corrida, Daniel e Karla permaneceram na lanterna, disputando as últimas colocações com a atriz Milena Toscano (24), acompanhada pelo pai, Miguel Toscano (58), e o casal Totia Meirelles e Jaime.
Enquanto isso, as animadas duplas formadas por Daniela Escobar (39) e André (10), seu filho com o ex-marido Jayme Monjardim (52), e Letícia Spiller (34) com o herdeiro, Pedro (11), do casamento de quatro anos com Marcello Novaes (45), travavam uma disputa à parte. No meio da corrida, Bárbara Borges ameaçou ultrapassá-las, mas, por um erro de seu namorado na direção, ficou novamente para trás.
A disputa mais emocionante foi mesmo entre as equipes de Cynthia Benini e Werner Schünemann, que competiram pelo primeiro lugar com a atriz Ildi Silva (25) e o promoter David Brazil (29). "Corri feito um louco para ganhar", desabafou o ator gaúcho. Quando a faixa de chegada começou a se aproximar, Cynthia já estava em terceiro lugar, enquanto Werner com os filhos e Ildi com David ainda batalhavam pela primeira posição. O ator, então, lançou mão da estratégia, que lhe rendeu o título em 2005. "Tem que chamar os cães pelos nomes e identificar quem é o líder do grupo", explicou ele, tornando a corrida mais animada. Mas seu empenho foi em vão. A atriz e o promoter estrearam na neve em grande estilo e garantiram o topo do pódio. "Em Bariloche, me transformei em uma pessoa de mui... de mui... de muita sorte", comemorou David, com a inconfudível e famosa gagueira.
Os campeões ganharam como prêmio da Set Travel Boutique & Entertainment uma viagem ao Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, localizado em uma península particular no sul do Brasil. Este é um dos destinos da nova boutique de turismo que lançará em breve sua linha de produtos, unindo viagens personalizadas ao entretenimento exclusivo. Werner recebeu um aparelho de fondue da grife CARAS e Cynthia, um jogo de facas para queijos da Polenghi. Mas todos foram unânimes ao afirmar que, independentemente da competição, a diversão foi geral. "O Dedé adorou. Estava empolgadíssimo", disse Daniela Escobar, referindo-se ao filho. "Para mim e para o Pedro o único problema foi que ficamos com gostinho de quero mais. Nos divertimos muito", completou Letícia Spiller.
Na hora de partir, nova aventura: descer a montanha de lift, uma espécie de teleférico. "É lindo ver Bariloche assim do alto. Olhar para baixo e ver aquele branco todo que, de repente, vai virando verde foi inesquecível", resumiu Daniel Ávila o sentimento de todos.
OS VENCEDORES DE TODAS AS EDIÇÕES
Desde o início, em 1999, a Corrida de Trenós tornou-se tradição na Temporada de Inverno de CARAS. Os convidados sempre aguardam ansiosamente o dia de participar da lúdica competição, cercados de neve e cobertos por aconchegantes mantas. Pela primeira vez, a disputa aconteceu em uma das 52 pistas da imponente estação de esqui Cerro Catedral, a mais visitada de Bariloche. A localização permitiu que, além da brincadeira, os vips fossem brindados com uma espetacular visão da cidade do alto, cercada pelas montanhas batizadas de catedral por seus formatos que lembram as torres góticas das igrejas medievais. Ao lado, a equipe vencedora da edição de 2008, o promoter, radialista e colunista David Brazil e a atriz Ildi Silva erguem com orgulho o troféu.
FOTOS: Cadu Pilotto, Caio Guimarães, Jaime Borquez e Martin Gurfein
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade