Em cerimônia realizada na véspera da 13ª edição do Grammy Latino, em Las Vegas, Milton Nascimento e Toquinho ganham o Prêmio Excelência Musical de 2012
Milton Nascimento (70) e Toquinho (66) foram homenageados nesta quarta-feira, 14, véspera do 13º Grammy Latino, em Las Vegas, Estados Unidos. Os cantores brasileiros ganharam da Academia Latina o Prêmio Excelência Musical 2012, que visa reconhecer os artistas que colaboram para diversidade da comunidade musical, o pioneirismo em seus ofícios e a importância internacional de seu estilo musical.
Do palco, Milton agradeceu a Academia e sua mãe adotiva, Lília, pelo prêmio e declarou sua admiração por Rita Moreno (80), cantora, atriz e dançarina porto-riquenha. “Hoje é um dia especialíssimo na minha vida. Quero agradecer a Academia por mais este prêmio e tenho outra coisa a dizer: ‘Sou inteiramente apaixonado por Rita Moreno’. Quando você se apresentou, vibrei muito”, disse o músico brasileiro, olhando para Rita, que estava na plateia. “A coisa mais feliz que aconteceu foi o que eu, apaixonado por ela, ouvi quando nos encontramos. Ela disse: ‘Milton, Milton...’. Pensei: ‘Ela me conhece?’. Então, é um grande prazer receber esse prêmio fantástico, ver essa mulher fantástica. Agradeço também a minha mãe Lívia, no Brasil, e obrigada, muito obrigada”.
Por problemas de saúde, Toquinho não pôde estar presente na premiação.
Além dos dois artistas brasileiros, foram premiados os latinos Luz Casal (53), Leo Dan (70), Rita Moreno, Daniela Romo (53) e Poncho Sanchéz (61).
Ainda esta noite, Caetano Veloso (70), eleito Personalidade do Ano 2012 pela Academia, será homenageado na festa que acontecerá no hotel Mandala Bay. A comemoração contará com apresentações de Seu Jorge (42), Lila Downs (44), Maria Gadú (25), Alexandre Pires (36), Ivete Sangalo (40) e outros. O músico baiano, que tem dois Grammy e oito Grammy Latino, sucede Shakira (35) como Personalidade Musical do ano.
A cerimônia de premiação do Grammy Latino acontece na quinta-feira, 15, também no hotel Mandalay, em Las Vegas, a partir das 19h local (23h em Brasília) e será transmitida ao vivo.