Angelina Jolie visita o campo de refugiados Zaatari, na Jordânia, pela segunda vez em apenas três meses e faz um apelo aos guerrilheiros pela vida dos inocentes
Engajada em causa sociais, Angelina Jolie (37) visitou nesta quinta-feira, 6, o campo de refugiados de Zaatari, localizado a 10 quilômetros ao leste de Mafraq, na Jordânia, e que abriga pessoas vindas do país vizinho, a Síria. De acordo com o Just Jared, a atriz permaneceu de mãos dadas com uma menina durante a maior parte do percurso.
Essa é a segunda viagem de Angelina ao local em três meses, já que ela esteve no campo de refugiados em setembro. “O que eu vi ontem à noite é um exemplo dramático da situação de centenas de milhares de sírios que foram expulsas pelos combates e estão em uma busca desesperada por segurança”, disse a artista em um comunicado divulgado pelo Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). “Os civis do interior do país estão sendo direcionados. Muitos daqueles que tentam fugir são expostos a um perigo extremo até bem próximo da fronteira. Faço um apelo a todos os lados do conflito para fazer tudo o que puder para garantir a passagem segura dos civis inocentes”.
O campo de refugiados de Zaatari foi aberto em julho deste ano e, desde então, tem sido alvo de manifestações, já que há falta de alimentos e as acomodações são precárias. Além disso, as manifestações têm como objetivo conscientizar e expressar opiniões políticas contra a liderança do governo atual de Bashar al-Assad e a violência das Forças Armadas da Síria.
Com capacidade para 60 mil refugiados, estima-se que mais de 28 mil sírios já estejam abrigados no local. Além disso, dados mostram que cerca de 2000 pessoas chegam à Jordânia diariamente. Embora o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados seja responsável pelo campo de refugiados, a instalação é gerenciada pela Jordanian Hashemite Charity Organization (JHCO).
Nas duas vezes em que viajou aos país, Angelina Jolie foi como enviada especial da ACNUR.