Queridinho das famosas, o treinamento funcional é o responsável por delinear o corpo sarado de estrelas como Claudia Leitte, Sabrina Sato e Eliana. Descubra como funciona a modalidade de malhe dentro de sua casa!
Claudia Leitte canta, dança e pula sobre seu trio-elétrico durante horas sem cansar. Sabrina Sato é dona de um dos corpos mais desejados da televisão brasileira. Eliana conquistou um tanquinho chapado e exibe uma de suas melhores formas às vésperas de completar 40 anos. Comum entre as três beldades, além do fato de terem corpos maravilhosos, é que todas conquistaram suas curvas com o queridinho das famosas: o treinamento funcional.
Fã da modalidade, Claudia Leitte começou a praticá-la para melhorar seu condicionamento físico, que precisa estar impecável tanto para o trabalho, como para não perder a energia na hora de cuidar do marido e dos filhos. “Quero chegar aos 50 anos fazendo tudo o que faço hoje”, afirmou a cantora.
Sabrina Sato, que recentemente abriu sua academia e é apaixonada por malhação, não esconde que suas curvas são fruto de muita dedicação. "É bacana ver mulheres saradas fazendo os movimentos apenas com o peso do corpo. Fiquei motivada por não ter que pegar peso", revelou.
Já Eliana, que está prestes a completar 40 anos, conquistou uma barriga chapada com a ajuda de um personal trainer e nunca mais abriu mão do treinamento funcional. “O treinamento funcional de Eliana é feito com TRX, bolas, Bosu e elásticos”, revelou Alexandre Rebello, treinador da apresentadora.
Quer fazer seu treinamento funcional em casa? Claudia Leitte revela quais móveis utiliza em seu treinamento funcional:
Para entender
Criado pelo americano Gray Cook há mais de uma década, o treinamento funcional envolve força, equilíbrio, agilidade, consciência corporal, entre outros fatores. Em todo o mundo, a modalidade conquistou nomes como Flávia Alessandra, Juliana Paes, Gwen Stefani e Jennifer Lopez.
"O treinamento funcional envolve exercícios físicos dedicados a grupos musculares de maneira mais global, diferente da musculação, que trabalha músculos localizados. Ele visa a melhora do condicionamento físico, do bem-estar e o emagrecimento, já que possui um gasto calórico mais significativo do que a musculação, responsável pelo ganho de massa muscular", ensina Paulo Leite, personal trainer da rede de academias Bio Ritmo.
Segundo o especialista, iniciantes interessados no treinamento funcional devem praticá-lo de duas a três vezes por semana, com exercícios menos complexos e baixo nível de ativação muscular. Para quem está começando, o ideal é ter uma regularidade de três meses para começar a surgir os primeiros resultados.
Como funciona?
O treinamento funcional pode ser praticado em sua própria casa com o auxílio de móveis e utensílios domésticos. Bolas e elásticos também podem fazer parte dos exercícios, que se baseiam no próprio peso do corpo para ser praticados. O TRX (barra com elásticos que utiliza movimentos funcionais e peso do próprio corpo) e o bosu (bola cortada ao meio, que trabalha com o alinhamento do eixo de gravidade para o equilíbrio visando) são elementos agregados ao treinamento funcional que podem ajudar seus exercícios a ficarem mais completos.