CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Sorriso imperfeito: as famosas que fazem sucesso com os dentes separados

O diastema, aquela separação entre os dentes, virou moda. Veja quem são as musas - de ontem e de hoje - que carregam este sorriso imperfeito e entenda por que o 'defeitinho' faz tanto sucesso

Juliana Cazarine Publicado em 22/10/2013, às 13h11 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça as famosas que têm diastema - Foto-montagem
Conheça as famosas que têm diastema - Foto-montagem

Se a altura e o peso de uma modelo podem atrapalhar a carreira, um diastema - espaço entre os dentes - é um “defeito” aceitável - que pode até alavancar o estrelato. Lara Stone, a décima top mais bem paga do mundo, que o diga! Seis meses após dar à luz, a modelo foi nomeada embaixadora de uma marca de cosméticos destinada ao mercado de luxo. A partir de 2010, uma nova safra de modelos com a abertura dental, representada também por Lindsey Wixson e Jessica Hart, ganhou destaque nas passarelas e nos editoriais de moda.

+ Modelo do ano: veja seis curiosidades sobre Kate Upton

+ Lais Ribeiro fala da carreira e conta como conquistou Marc Jacobs

Na cultura africana, o espaço entre os dentes sinaliza beleza e fertilidade. E ao que parece, agora, também simboliza sensualidade para o restante do mundo. Há pouco mais de 30 anos, no entanto, o diastema não era visto com bons olhos. Na década de 1970, no auge da carreira, a modelo e atriz Lauren Hutton usava uma prótese em ensaios de moda para ficar esconder a falha no sorriso. No cinema e no cenário musical, Brigitte Bardot e Madonna já representavam a diferença.

+ Transformação! Veja como eram os dentes dos famosos!

Em 1987, a falha foi tema do documentário Gap-Toothed Women, do diretor Les Blank, que queria mostrar algo natural a pessoas que estão acostumadas com um mundo artificial. E é justamente o aspecto natural do diastema que surpreende e encanta quem observa a “tendência”. “Acho que, por muito tempo, a beleza foi como uma forminha de biscoitos. Estamos indo para um tipo de beleza mais peculiar, que inclui mulheres com pele comum, sardas e cabelos armados”, diz Heather Muir, editora de beleza da revista Allure, em entrevista ao The New York Times.

Apesar do espaço, ter diastema não significa um problema na arcada dentária. É possível ter uma mordida certa mesmo com o vão. Ou seja, não é preciso aproximar os dentes como fez Carine Roitfeld, editora de moda. Se o espaço for muito pequeno, é preciso ter cuidado para evitar problemas como acúmulo de comida. Em 2010, Tyra Banks mandou uma das participantes do America's Next Top Model ir ao dentista para aumentar o diastema.

Fazer artificialmente um diastema também não oferece risco, mas é um caminho sem volta. “O procedimento consiste em tirar uma parte da parede do dente, o que desgasta o esmalte, mas não provoca alteração na arcada. Mas não tem como voltar ao que era antes”, diz Rafael Puglisi, cirurgião dentista.

Assista ao documentário Gap-Toothed Women: