Morte da atriz mirim Millena Brandão se tornou assunto em todo o Brasil; entenda como tragédia pode se refletir na sociedade
Publicado em 21/06/2025, às 18h40
No início de maio, a notícia da morte de Millena Brandão, atriz mirim que figurou em A Infância de Romeu e Julieta (SBT), aos 11 anos impactou o Brasil. A jovem enfrentava um tumor cerebral e não resistiu, deixando muitos fãs, internautas e telespectadores envolvidos com a tragédia.
Para entender melhor como esses episódios podem impactar a sociedade, a CARAS Brasil conversou com a psicóloga e psicanalista Fabiana Guntovitch. A especialista em comportamento explica que, mortes de jovens como a atriz mirim criam um confronto com a finitude da vida, de forma abrupta e, muitas vezes, considerada injusta.
"Quando perdemos alguém jovem, há uma quebra do que chamamos de ordem natural, esperamos que os mais velhos partam antes. Quando essa perda envolve uma jovem com futuro, sonhos, planos, isso desperta em todos nós uma sensação de impotência e injustiça", aponta.
Leia também: Psicanalista aponta impacto dos ataques para os pais após morte de atriz mirim: 'Desgastante'
A psicóloga afirma que, em situações como essa, existe um luto social compartilhado, que ultrapassa o limite dos familiares e pessoas próximas. "Em que a dor dos pais e familiares é também sentida pela coletividade. Projetamos nela nossas próprias perdas, medos, e assim nossa empatia se expande."
Ela ainda aponta que a tragédia joga luz a um tema muito importante para a sociedade: a importância de se estar presente na vida de quem se ama. "De dizer o que sentimos, de viver o agora, de cuidar da saúde emocional de quem está ao nosso lado. Também nos convida a falar mais sobre morte, um tema ainda tabu, com mais empatia e humanidade."
"O luto precisa ser vivido, não evitado. Enquanto sociedade, precisamos oferecer espaço para isso: escolas, ambientes de trabalho, amigos —todos podemos aprender a acolher melhor quem sofre. A dor de uma perda como essa ecoa em todos nós, e é também um chamado social à compaixão pela dor destes pais e familiares."
No dia 30 de abril, a atriz mirim Millena Brandão precisou ser internada às pressas após apresentar fortes dores de cabeça. Ao ser levada para o hospital, ela sofreu 12 paradas cardíacas. Após passar por uma série de exames, os médicos constataram um tumor cerebral de cinco centímetros em Millena. Desde então, ela estava sedada e intubada em estado grave na UTI.
Nascida em São Paulo, Millena Brandão era atriz e influenciadora digital. Desde 2020, ela se dedicava também à carreira de modelo. Em outubro de 2023, ela celebrou seu primeiro trabalho na emissora de Silvio Santos (1930-2024).
Leia mais em: Qual foi a causa da morte de Millena Brandão? Atriz mirim faleceu aos 11 anos
Ver essa foto no Instagram