Rodrigo Lombardi revelou ter perdido 7kg após atitude drástica em seu dia a dia; à CARAS Brasil, o nutrólogo Marcelo Silva comenta situação
Publicado em 20/06/2025, às 11h40
Em março de 2017, Rodrigo Lombardi (48) se tornou assunto ao surgir mais magro para interpretar Caio, advogado da novela A Força do Querer (Globo). À época, o ator revelou ao portal Gshow que perdeu 7kg em apenas um mês, juntando treinos mais intensos, dieta e uma atitude drástica para ele: cortar completamente o refrigerante de sua dieta.
Apesar de parecer simples, Rodrigo Lombardi explicou que era "viciado" na bebida e, por isso, foi uma etapa difícil em sua dieta. Porém, o nutrólogo Marcelo Silva explica, em entrevista à CARAS Brasil, que existem substitutos mais saudáveis para quem também enfrenta dificuldades para reduzir o consumo de refrigerante.
"Uma boa alternativa é a água com gás, limão e gelo em rodelas, que refresca e estimula de forma leve. Chás naturais como chá verde, chá mate ou chá de hibisco gelados também oferecem benefícios antioxidantes. Já o café preto sem adoçantes, com um toque de canela, é ótimo para quem precisa de mais energia", indica o especialista.
Leia também: Rodrigo Lombardi faz rara aparição com a esposa em dia de compras
Quanto aos benefícios da atitude, o médico assegura que cortar a bebida será benéfico para os pacientes. A dúvida é bastante comum e, nesta semana, chegou a ser assunto na web após Poliana Rocha(48) desafiar duas funcionárias a não beberem refrigerante por uma semana.
"Além da redução calórica direta, há melhora na retenção de líquidos, no inchaço abdominal e até na disposição física, o que contribui para uma rotina mais ativa", explica o médico. "Tudo isso pode se refletir positivamente na balança, mesmo em pouco tempo."
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo excessivo de refrigerantes pode trazer riscos como obesidade, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e outras condições de saúde. O recomendado é que o consumo diário de açúcar não exceda 10% das calorias totais, o que, para um adulto, equivale a cerca de 25 a 50 gramas de açúcar por dia, segundo o jornal O Globo.
Lombardi teve outras atitudes além de ter deixado de tomar a bebida. O artista contou que focou na dieta e passou a treinar duas vezes por dia, se dedicando ao jiu-jítsu. "Dieta é chato, mas adoro treinar. Quando estou em casa à toa, coloco meu quimono e mando ver no jiu-jítsu", disse, à época.
Mesmo entendendo os benefícios da escolha, o ator ainda revelou que sentia vontade de beber o refrigerante, porém, manteve seu foco. "Foi duro cortar o refri. Sou do tipo que passa em frente a uma padaria e chego a tremer."
Marcelo ainda explica que existe o mito de que não há substituto para o sabor do refrigerante, e, por isso, as pessoas continuam consumindo a bebida. No entanto, de acordo com o nutrólogo, a questão do paladar muda com o passar do tempo.
"O paladar humano é treinável. Em duas a três semanas sem refrigerante, o cérebro reduz a dependência por sabores doces e artificiais. É muito comum a pessoa passar a se incomodar com o excesso de açúcar depois de um tempo sem a bebida", finaliza.
Leia mais em: Rodrigo Lombardi deixa a Globo após 20 anos e motivo vem à tona
Ver essa foto no Instagram