O ex-nadador Fernando Scherer, conhecido também como Xuxa, revelou que conviveu com o vício em álcool; entenda como quadro afeta a saúde
Publicado em 13/06/2025, às 12h00
Fernando Scherer (50), ex-nadador nacionalmente conhecido como Xuxa, confessou no início do mês que durante sua carreira nas piscinas enfrentou o vício em álcool. A condição, considerada comum no Brasil, pode trazer diversas complicações à saúde física e mental.
Em entrevista à CARAS Brasil, o clínico geral Rodrigo Surjan explica que o quadro enfrentado por Fernando Scherer pode afetar a saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a condição é um problema de saúde pública no Brasil, já que o consumo de álcool é superior à média mundial. Ademais, estima-se que 209 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com a dependência.
"O alcoolismo pode trazer diversos agravamentos sérios para a saúde, além do quadro psiquiátrico e social associados", aponta o médico. No caso do nadador, por exemplo, o quadro ainda foi associado a uma depressão.
Leia também: Médico faz alerta sobre vício em álcool e depressão de Fernando Scherer: 'Não afeta apenas o humor'
"O consumo intenso de álcool pode levar a complicações como as pancreatites aguda e crônica, cirrose hepática, hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca, derrame, hipotireoidismo e até mesmo diferentes tipos de câncer, como de esôfago e cavidade oral."
A dependência ao álcool é considerada uma doença crônica, pela Organização Mundial da Saúde, caracterizada pelo consumo compulsivo e descontrolado de bebidas alcoólicas, desencadeando uma dependência física e psicológica.
O tratamento do vício, em geral, envolve uma abordagem multidisciplinar, combinando terapias, medicamentos e apoio social. Hoje, no Brasil, existem programas como os Alcoólicos Anônimos (AA), que oferecem apoio e comunidade para pessoas em recuperação.
O pai de Isabella Scherer (29), atriz e campeã da oitava temporada do MasterChef Brasil, falou sobre o vício em entrevista ao programa Domingo Espetacular (Record). "Não era a bebida pela bebida, pelo prazer de beber, era pelo prazer de não estar em contato com uma dor que eu tinha", afirmou.
"Na primeira vez que tomei um porre, passei mal, não gostei, falei que não ia beber de novo, mas não durou muito tempo. Com o tempo, vai se tornando um vício, uma válvula de escape. Baseado na fuga de uma dor. Talvez eu quisesse parar de nadar e não tinha coragem de assumir que queria parar."
Com o passar do tempo e tratamento, o ex-atleta entendeu que gostaria de encerrar sua carreira na natação e, explica que, atualmente, não entra na piscina para nadar. "Já me reconciliei com ela, mas ela ali e eu aqui. Ela na dela e eu aqui. Eu entro com os netinhos, mas não precisa mais nadar."
Nascido em Florianópolis, capital de Santa Catarina, Fernando Scherer é um ex-atleta de natação. Com uma carreira de sucesso, ele teve importante participação na história brasileira do esporte, tendo se especializado nas provas de 50 e 100 metros livres.
Leia mais em: Ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa, desabafa sobre vício e depressão: 'Me perdendo'
Ver essa foto no Instagram