CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Bem-estar e Saúde / ENERGÉTICOS

Médico alerta sobre gravidade de abusar de estimulantes como Rafael Zulu: 'AVC'

Em entrevista à CARAS, o Dr. Elzo Mattar falou sobre quais riscos o abuso de energético e álcool podem trazer ao corpo, como no caso de Rafael Zulu

Dr. Elzo Mattar
por Dr. Elzo Mattar

Publicado em 20/06/2025, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rafael Zulu contou sobre abuso de energéticos misturados com bebida alcóolica - Reprodução/Globo
Rafael Zulu contou sobre abuso de energéticos misturados com bebida alcóolica - Reprodução/Globo

Rafael Zulu contou no último domingo (15) sobre um abuso de substâncias misturadas: o ator chegou a ingerir 2,5 litros de energético com gin. O caso aconteceu em fevereiro e ele desabafou nas redes sociais sobre o assunto. Em entrevista à CARAS Brasil, o cardiologista Elzo Mattar alertou sobre os perigos de mesclar as duas bebidas.

O médico pontua que esse tipo de mistura pode desenvolver alguns quadros graves, desde elevação de pressão até dependência química em casos mais graves: "A combinação de energéticos com álcool é um coquetel extremamente perigoso. Por serem duas substâncias estimulantes, podem desencadear arritmias e elevação da pressão arterial. Em excesso, há risco de parada cardíaca. Outro grande problema é que os energéticos facilitam um consumo excessivo de álcool, por torná-lo mais palatável, favorecendo inclusive a dependência química", explica.

Energético faz mal a saúde?

Segundo o médico formado pela UNESP, o consumo de energético deve ser evitado, principalmente em excesso. O cardiologista explica que, no corpo, os estimulantes podem trazer sérias complicações, como AVC: "Grandes quantidades de cafeína, associadas ou não a outras substâncias estimulantes, podem causar ansiedade, agitação, insônia, tremores, arritmias cardíacas, elevação da pressão arterial e, em pessoas com doenças pré-existentes, pode desencadear infarto, AVC e até parada cardíaca. A cafeína apresenta também efeito diurético, podendo causar desidratação e desequilíbrio nos sais minerais", acrescenta.

Qual quantidade é segura?

O Dr. Elzo Mattar também fala sobre qual seria a margem segura para ingerir energéticos. Segundo ele, o ideal é não consumir, mas caso seja necessário, deve-se atentar ao nível de cafeína presente: "Quantidades superiores a 400mg de cafeína por dia podem causar toxicidade, com riscos de taquicardia, arritmias cardíacas, picos pressóricos, agitação e crise de ansiedade. Para se ter uma ideia, uma xícara de café, de 240 ml, contem cerca de 100mg de cafeína. No mercado, tem bebidas energéticas que possuem de 200 a 300mg de cafeína por lata."finaliza.

VEJA UMA PUBLICAÇÃO RECENTE DO ATOR RAFAEL ZULU NAS REDES SOCIAIS: