CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Bem-estar e Saúde / SAIBA MAIS!

Médica explica doença de Ronaldo Fenômeno: 'Tudo no corpo desacelera'

Grande jogador de futebol, Ronaldo Fenômeno revelou conviver com uma doença quando anunciou sua aposentadoria, em 2011; entenda mais a seguir

Dra. Olívia Grimaldi
por Dra. Olívia Grimaldi

Publicado em 18/06/2025, às 10h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno - Foto: Reprodução/Twitter @ronaldo
O ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno - Foto: Reprodução/Twitter @ronaldo

Considerado um dos maiores jogadores brasileiros de futebol, Ronaldo Nazário (48), o Fenômeno, revelou que recebeu o diagnóstico de hipotireoidismo. O anúncio da doença foi feito publicamente em 2011, quando ele decidiu se aposentar dos gramados, e chamou atenção para o quadro que, muitas vezes, pode passar despercebido.

Para entender melhor sobre o hipotireoidismo, a CARAS Brasil conversou com a médica integrativa Olívia Grimaldi. A especialista explica que a glândula da tireoide produz hormônios que regulam o metabolismo e, quando ela está desajustada, pode provocar doenças como a que Ronaldo Fenômeno enfrentou.

"Quando ela está mais lenta é chamado de hipotireoidismo, quando tudo no corpo desacelera. A pessoa se sente mais cansada, ganha peso, sente frio, tem intestino preso e desânimo", aponta. No caso do jogador de futebol, a doença foi descoberta em 2007, durante sua passagem pelo clube italiano Milan, também motivada pelo aumento de seu peso corporal.

Leia também: Vinho do Papa? Ronaldo Fenômeno dá sua versão sobre a história contada por Vampeta

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é considerada comum, atingindo cerca de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo. Apesar de afetar mais mulheres e pessoas mais velhas, o quadro também pode surgir para homens e jovens.

Por isso, Grimaldi reforça a importância dos cuidados preventivos e do acompanhamento médico, independente da idade, para que o quadro possa ser identificado e tratado da melhor maneira possível. À época de seu diagnóstico, por exemplo, Ronaldo precisou da reposição hormonal de levotiroxina, um tratamento comum para o quadro, e acompanhamento médico.

Porém, a especialista assegura que apenas o tratamento medicamentoso pode não ser totalmente satisfatório. "A condição precisa de cuidado individualizado, que envolva não só remédio, mas alimentação, suplementação, sono, intestino e, muitas vezes, um suporte emocional."

Leia mais em: Entenda como Ronaldo Fenômeno conquistou suas Bolas de Ouro

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE RONALDO FENÔMENO EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM: