Babu Santana tornou público que convive com o diagnóstico de uma doença sem cura; em entrevista à CARAS Brasil, a Dra. Camila Ribeiro explica
Publicado em 20/06/2025, às 14h59 - Atualizado em 23/06/2025, às 10h12
No ano de 2020, Babu Santana (45) tornou público que recebeu o diagnóstico de diabetes. Depois de descobrir a condição, o ex-BBB revelou que largou o cigarro e o refrigerante. Para entender mais sobre o assunto, a CARAS Brasil entrevista a Dra. Camila Ribeiro, médica nutróloga, endocrinologista e infectologista.
Na época, Babu Santana foi diagnosticado com diabetes e confessou que o susto veio e, com ele, uma transformação e tanto em sua rotina alimentar. Buscando um estilo de vida mais saudável, o ex-BBB cortou doces, refrigerantes, mas sem abrir mão do que gosta.
"Quando saí do BBB, estava muito indisciplinado: era refrigerante, açúcar, pão francês, embutido, doces... Meu organismo já estava quase entrando em colapso, estava comprometendo meu fígado", revelou Babu Santana em entrevista ao Gshow.
Segundo a Dra. Camila Ribeiro, a diabetes é uma doença crônica que acontece quando o corpo não consegue controlar direito o nível de açúcar no sangue. Isso acontece por uma dificuldade de produção ou de ação da insulina, que é o hormônio responsável por colocar a glicose para dentro das células, onde ela vira energia.
"O problema é que, quando esse açúcar fica circulando em excesso no sangue por muito tempo, pode prejudicar órgãos como coração, rins, olhos e até os nervos. É por isso que, mesmo sendo uma doença silenciosa no começo, ela merece toda a nossa atenção", afirma.
A Dra. Camila Ribeiro avalia que a diabetes é uma doença silenciosa e muitas pessoas só descobrem o quadro em casos mais avançados, por isso ela chama atenção para os sinais: "O grande problema do diabetes é que ele pode ficar escondido por muito tempo. Mas o corpo costuma dar alguns sinais de alerta":
Estima-se que mais de 500 milhões de adultos em todo o mundo vivam com diabetes, com a prevalência global atingindo 9,3%, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF). Apesar dos números, a endocrinologista reforça que existe um tratamento eficaz para combater a doença. Ela desta três pilares.
Leia mais em: Médico explica diagnóstico de Babu Santana e faz alerta: 'A gravidade está relacionada'
Ver essa foto no Instagram