A dermatologista fala sobre as manchas na pele comum em mulheres que tomam anticoncepcionais, grávidas e menopausa; confira
Luciele di Camargo não esconde o melasma no seu rosto, mancha na pele comum em mulherem que tomam anticoncepcionais, grávidas ou na menopausa.
No Instagram, ela já recebeu diversas críticas e rebateu os seguidores: "Não tô vendo nada demais no meu rosto. Tenho dois olhos, uma boca, um nariz, uma pele sem cicatrizes, sem acne. Ah, já sei, você tá falando do meu melasma, fruto da gestação dos meus filhos. Quer saber se me preocupo com ele? Não. Me olho no espelho e amo tudo o que vejo. E você? Já se olhou hoje? experimenta se olhar".
A dermatologista Tarcila Taborda explica: "Melasma são manchas castanhas mais comumente na face, mas pode também afetar o colo e os braços. A intensidade pode variar de bem suaves até muito escuras. Apesar de ser uma doença limitada à pele que não causa dor, coceira ou qualquer outro sintoma, pode trazer grande desconforto psicológico a quem as possui".
Para tratar as manchas, a especialista indica cremes clareadores, como o ácido kojico, phoretin, ácido retinóico, glicólico, e férulico. " Uso de antioxidantes também auxilia muito o tratamento, sendo o mais utilizado, a vitamina C. O ideal é o uso duas vezes ao dia: a noite e pela manhã, antes do filtro. Quando o clareamento é lento , associamos peelings. São preferidos peelings suaves realizados com intervalos de 1 a 2 semanas. Quando o pigmento das manchas encontram se nas camadas mais superiores da pele, há uma boa resposta. Já nos casos que esse pigmento também está presente em camadas mais profundas , devemos utilizar outros tratamentos".
Ainda com causa desconhecida, o melasma é mais frequente em mulheres na idade adulta. Segundo a profissional, uma proporção de 9 mulheres para 1 homem. "As manchas são desencadeadas pela exposição à radiação ultravioleta e também pela luz visível. Ocorre uma piora com alterações hormonais, como na gravidez e no uso de anticoncepcionais. Sabe se também que há um componente genético envolvido. Até mesmo o estresse pode piorar o melasma".
Não existe cura, apenas um controle da mesma na pele. A Dra. Tarcila explica que o uso do filtro solar é fundamental. "Como o mesmo não é causado apenas pela radiação solar, mas também pela luz visível, deve se dar preferência aqueles com óxido de zinco na composição . Como o óxido de zinco costuma deixar a cosmética do filtro com aspecto esbranquiçado, é comum que esses filtros tenham pigmentos associados. Ou seja, que pareçam uma base. O filtro solar deve ser utilizado diariamente, mesmo em ambientes fechados. Quando formos ao ar livre por períodos mais longos, chapéu e bones auxiliam uma maior proteção. Há chapéus e roupas com filtro solar no tecido".
O uso de maquiagem não piora as manchas, ao utilizar base com FPS 30 ou maior, auxilia na prevenção da mesma. "á no mercado ótimos filtros solares com cor que deixam a pele bonita além de protegida . O uso de pó compacto com FPS é muito recomendado para retocar o filtro ao longo do dia", conclui.