Giovanna Ewbank revelou que convive com uma doença de pele e que o estresse é um agravante; em entrevista à CARAS Brasil, a Dra. Giana Campoi explica
Publicado em 16/06/2025, às 13h18 - Atualizado às 13h22
Giovanna Ewbank (38) tornou público o diagnóstico de dermatite atópica. No ano de 2017, a atriz e influenciadora digital confessou ter a condição desde pequena e que o estresse e a TPM são dois gatilhos que fazem a doença "aparecer". Para entender mais sobre o assunto, a CARAS Brasil entrevista a Dra. Giana Campoi, médica dermatologista.
Em um vídeo publicado no seu canal no Youtube, a esposa de Bruno Gagliasso(43) falou sobre a dermatite atópica e revelou ter perdido um trabalho por causa do problema. Como um dos gatilhos para a doença é o estresse, Giovanna Ewbank detalhou.
"Teve uma vez que peguei o comercial de uma pasta de dente e eu era protagonista. Era em uma piscina, de biquíni. Na hora que acordei para ir para o comercial eu estava inteira empolada, meu rosto tinha bolas vermelhas, meu corpo tinha bolas vermelhas de alergia de nervosa. Fui eu para o comercial toda alérgica. O que aconteceu? Me mandaram embora para casa", declarou.
Segundo a Dra. Giana Campoi — médica com mais de 20 anos de experiência, referência em dermatologia clínica e estética — a dermatite atópica é uma doença da pele, de origem genética e que costuma surgir ainda na infância.
"Ela está associada a uma alteração na barreira de proteção da pele, principalmente pela deficiência de substâncias como as ceramidas", explica. Os sintomas mais comuns da dermatite atópica incluem: vermelhidão, descamação, coceira e, principalmente, uma pele ressecada.
Dados publicados pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, a dermatite atópica afeta cerca de 15% a 20% das crianças e 3% a 7% dos adultos globalmente. No Brasil, estima-se que a prevalência siga uma tendência semelhante à média mundial, com uma incidência maior em crianças.
Por isso, a Dra. Giana Campoi chama atenção para a doença e explica relação com o estresse: "É bastante comum. O estresse pode ser um fator agravante em doenças de pele, e a dermatite atópica é sensível a isso", afirma. Abaixo, ela fala sobre o tratamento.
"Envolve, principalmente, cuidados diários com a pele, como o uso intensivo de hidratantes. Os banhos também devem ser rápidos, com água morna (nunca quente), utilizando sabonetes suaves e sem o uso de buchas. Também é importante identificar e evitar possíveis fatores agravantes, como determinados alimentos tipo leite e derivados que, por exemplo, podem ser inflamatórios. Em fases de crise, pode ser necessário o uso de medicações tópicas", finaliza a dermatologista.
Leia mais em: Médico explica riscos de síndrome de Giovanna Ewbank: 'Condição de esgotamento'
Ver essa foto no Instagram