CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Argiloterapia: conheça os benefícios de quatro tipos de argila

A seguir, dermatologistas explicam a funcionalidade das argilas preta, verde, branca e vermelha. Confira!

CARAS Digital Publicado em 29/07/2014, às 15h38 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Argiloterapia: conheça os benefícios de quatro tipos de argila - Shutterstock
Argiloterapia: conheça os benefícios de quatro tipos de argila - Shutterstock

A argila - que pode ser aplicada na pele e no cabelo através de máscaras, peeling ou cremes - é aliada da beleza feminina, já que pode ser usada para hidratar e cicatrizar a pele e clarear manchas. A seguir, descubra a funcionalidade de quatro tipos de argila.

+ Argiloterapia: conheça os benefícios de quatro tipos de argila

+ Alongamentos de cílios: veja cinco respostas para dúvidas frequentes

Argila Preta

A lama vulcânica, como também é conhecida a argila preta - que tem alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro em sua composição -, combate acne e a oleosidade da pele. “Esta argila é bastante utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente das oleosas”, diz Luana Rachele, esteticista. A argila preta também tem propriedades antiestressantes e anti-inflamatórias.

Argila Verde

A argila, independentemente da cor, é uma aliada de quem tem a pele oleosa - e precisa combater os problemas que o excesso dessa oleosidade pode provocar, como a acne. “Ela tem poder adstringente, tonificante, analgésico, cicatrizante e bactericida. E por causa de tais propriedades, pode remover o excesso de oleosidade e promover uma renovação celular na pele”, diz Claudia Viana, esteticista do Studio de Beleza Sonia Nesi.

Argila branca

Para peles sensíveis e desidratadas, recomenda-se o uso da argila branca, que tem pH (índice que mede a acidez) próximo ao da pele, além de ter alumínio e caulinita.  “Este tipo é indicado para quem tem pele sensível. A argila branca pode clarear a pele, além de absorver sua oleosidade sem desidratá-la”, afirma Gabriella Vasconcellos, dermatologista da Goa Health Club.

Argila vermelha

A argila vermelha, que é enriquecida com óxido de ferro e cobre, também pode ser usada no cabelo. “A argila vermelha tem efeito purificante e ação antioxidante - que combate a ação dos radicais livres que provocam o envelhecimento. Mas quem tem seborréia, por exemplo, deve fazer a aplicação apenas uma vez por mês”, avalia Adriana Neto, terapeuta capilar da Esmell.