Bem-estar e Saúde / Doença rara

Aos 36 anos, apresentadora revela diagnóstico de doença rara que causou 16 microfraturas na coluna

Jornalista esportiva, levou dois anos para descobrir doença que tem menos de 1000 casos registrados no mundo

Apresentadora descobre doença ultrara - Foto: Reprodução/Instagram
Apresentadora descobre doença ultrara - Foto: Reprodução/Instagram

A jornalista esportiva mexicana Miroslava Montemayor surpreendeu os seguidores ao compartilhar uma história de superação que poucos imaginariam que ela estava vivendo nos bastidores. Ex-vencedora de concursos de beleza e figura conhecida da mídia esportiva do México, ela revelou que foi diagnosticada com osteomalácia oncogênica, uma doença ultrarrara causada por um tumor que levou à desmineralização progressiva de seus ossos, resultando em nada menos que 16 microfraturas na coluna e nos quadris.
“Não foi apenas uma fratura no quadril direito, foram também 16 microfraturas na coluna e o quadril esquerdo estava prestes a fraturar. Isso não aconteceu da noite para o dia e é chamado de osteomalácia induzida por tumor ou também chamada de osteomalácia oncogênica, considerada uma doença ultrarrara com apenas 22 casos registrados no México”, escreveu Miroslava em seu Instagram.

Dois anos de dor até o diagnóstico correto

A trajetória até o diagnóstico foi longa e exaustiva. A osteomalácia oncogênica é conhecida por ser uma das condições mais difíceis de identificar, em média, os pacientes levam até oito anos para receber o diagnóstico correto, já que os sintomas costumam ser confundidos com outras doenças. No caso de Miroslava, o processo durou dois anos, um tempo que, apesar de mais rápido do que a média, foi marcado por dor intensa, fraqueza muscular e fraturas frequentes.

Meu diagnóstico veio dois anos depois pela médica renomada que me enviou aos céus, Dra. Tayde Arechiga. Hoje minhas dores quase desapareceram e meus ossos estão lentamente voltando a ficar fortes. Em breve, compartilharei com mais detalhes meus sintomas, que foram confundidos com outras doenças e, portanto, foi tão complicado encontrar a causa raiz desde que esse pesadelo começou, há dois anos”, prosseguiu a apresentadora.

Veja o relato

O que é a osteomalácia oncogênica

A condição é causada por um tumor, no caso de Miroslava, uma formação benigna de 2,5 centímetros, que provoca perda excessiva de fósforo pela urina, levando ao enfraquecimento ósseo progressivo. Os principais sintomas incluem dor intensa nos ossos, fraqueza muscular generalizada e fraturas frequentes que surgem sem causas aparentes. Com menos de 1.000 casos documentados no mundo, a doença é considerada ultrarrara e exige especialistas altamente capacitados para ser identificada.

Leia também: Aos 31 anos, atriz descobre doença após sintomas intensos: ‘A morte parecia menos assustadora’

Ana Alves é repórter de conteúdo do site CARAS. Formada em Jornalismo, já passou por sites como o R7. Escreve sobre cultura, entretenimento e celebridades.