O verão pede cuidados especiais com a pele que fica exposta ao sol, cloro e água do mar
Com a chegada da estação mais quente, é necessário cuidados especiais com a pele, já que ela fica mais exposta ao sol, cloro, água do mar e também ao suor.
A cosmetóloga Lia Mezzomo, do 'Jacques Janine Rio Sul', ensina como proteger a pele bronzeada. "Além de beber sempre muita água, faça uma máscara de hidratação no rosto e corpo uma vez na semana. Pode ser com ativos de algas marinhas, por exemplo. Este tipo de máscara eu indico ir ao salão fazer. Quanto mais hidratada estiver a pele, mais prolongado será o efeito do bronzeado".
Antes de aplicar a maquiagem, a especialista também aconselha usar sempre água termal. "Borrife alguns jatos no rosto e espere secar. Outro truque conhecido é deixar o rosto imerso em uma bacia de água com gelo para ajudar a fechar os poros. Isto facilita a maquiagem a durar mais", diz.
Além disso, o uso do protetor solar é item indispensável, principalmente no verão. "O filtro solar ideal para o seu tipo de pele precisa ser aplicado no rosto e no corpo, principalmente nas partes que ficam expostas, como braço e colo. Mesmo assim, evite o sol das 10h às 16", sugere a dermatologista Adriana Vilarinho. À noite, após a exposição ao sol, é preciso aplicar hidratantes corporais ricos em vitaminas ou cremes antioxidantes, que ajudam a minimizar os malefícios da exposição ao sol. "Se a pele estiver ‘ardida’, é preciso usar substâncias calmantes, como chá verde e aloe vera. Em casos mais graves, dependendo do grau de queimadura, é preciso tomar medicação via oral", conclui.