Especialistas revelam quais são os truques que devemos seguir para nossos fios e pele não ficarem ressecados
Os dias frios ressecam os fios, as unhas e a pele, por isso, é necessário mudar os cuidados de beleza que tínhamos nas estações mais quentes por hábitos que combinem com o outono/inverno. A seguir, hairstylists , terapeuta capilares e manicures dão 8 dicas de como adaptar seu ritual de beleza para as temperaturas geladas; confira
Esqueça o banho quente – “Todos sabemos que o banho quentinho no inverno é uma delícia, mas para os cabelos ele é um dos maiores vilões. Resseca, aumenta o frizz e retira os nutrientes do fio, aumentando a caspa, queda e fragilidade. Evite ao máximo. Uma dica é tomar banho com água morna e finalizar com um jato de vento frio. Isos ajuda a deixar o cabelo com mais brilho pot fecha a cuticula do cabelo”, sugere a hairstylistSonia Nesi, do Studio Sonia Nesi.
.Baixa umidade do ar – “Com ar mais seco e a baixa umidade do ar o frizz aparece. Para conter esse mal, passe silicone nas pontas e bem pouco ao longo dos fios”, afirma Sonia.
. De olho na quantidade - “O excesso de shampoo também pode ser o causador do ressecamento. Basta a quantidade equivalente a uma moeda de 50 centavos para lavar os fios longos e uma de 10 para os fios curtos. O exagero resseca os fios”, garante Sonia Nesi.
. Faça um detox capilar - Para cuidar dos fios, o cabeleireiro Alexandre Rodrigues, da Ophicina do Cabelo, indica a detox capilar ou a esfoliação. "O ideal é fazer pelo menos uma vez ao mês um desses tratamentos no couro cabeludo que é indicada para todo tipo de cabelo, principalmente para os cabelos ondulados que geralmente usam muito creme de cabelo”, afirma.
. Limpe o couro cabeludo - Waleska Zanyour, terapeuta capilar do Werner Coiffeur, ensina uma receita caseira para hidratar os fios nesse inverno: "Uma colher de vinagre branco de maçã com um litro de água. Basta você passar depois do cabelo já lavado. Não dá cheiro e ainda ajuda a manter o couro cabeludo bem limpinho”.
. Abuse da água termal – “Não é só no verão que ela é bem-vinda. No inverno também, tanto na pele quanto nos fios, já que tendem a ressecar. É rica em sais minerais e tem efeito calmante”, comenta a cosmetóloga Lia Mezzomo, da Esmell Leblon.
. Não abandone o protetor térmico - "Não esqueça nunca o protetor térmico antes do uso do secador. E use mascaras hidratantes para os fios semanalmente, de acordo com a necessidade do fio", afirma Marina Marques, do Crystal Hair.
. Não se esqueça das unhas! – “As unhas passam por um processo de ressecamento natural que faz com que fiquem frágeis, descamando e sem aquele brilho natural. Para minimizar o problema, indico o uso de óleos à base de Argan. Pode ser usado em uma gota por unha diariamente”, indica a manicure Thaise Silva, do Werner Coiffeur.