Outros jogadores como Alexandre Pato, Paulo Henrique Ganso, Cafu e o técnico Muricy Ramalho também participaram do trabalho
Paixão nacional, o futebol e a Copa do Mundo de 2014 no Brasil inspiraram o tema da oitava edição do Calendário Happy Down, que reuniu ícones do esporte e crianças com Síndrome de Down em ensaio divertido e cheio de ternura. Tanto em SP, no Estádio do Morumbi e no Centro de Treinamento do São Paulo Futebol Clube, quanto no Rio, em um campo de um condomínio particular, o clima da sessão de fotos não poderia ser outro: a torcida dos pais transformou o ambiente em uma final de campeonato, cheia de emoção e garra.
Eterno craque e hoje deputado federal pelo Rio de Janeiro, Romário (47) virou capitão de um time muito especial. Para ele, o Baixinho escalou sua filha Ivy (9), que tem Síndrome de Down e já posou para o calendário no ano passado, com Xuxa (50). A menina, da relação com Isabella Bittencourt (34), aparece abraçada ao pai na foto de abertura da publicação, entre as crianças Lucas Silva Brown (5), Amanda Almeida (9), Marina Rossi (7), Giovanna Puzzi (11), Nicholas Faraúde (8), Fernando Fay (5), Danilo Passos (2), Lara Alves Ferreira (2), Ingrid Ribeiro de Gois (1) e Rafael Cortenovis (2).
Engajado, o ex-jogador diz que a causa sempre terá seu carinho e atenção. “Foi o nascimento da Ivy e o envolvimento com a Síndrome de Down que me fez mudar de vida e entrar na política. Então, é sempre muito bom poder participar de projetos como este”, afirma ele, que é só elogios à sua princesa. “Ela é muito alegre e desinibida. Encanta a todos sempre. Tem brilho próprio. É o meu orgulho. Foi muito gratificante acompanhá-la”, emenda o pai coruja.
Com uma taça na mão, Cafu (43), o capitão do pentacampeonato da Seleção Brasileira em 2002, voltou ao campo ao lado de Marina Trebilcock Cassari (11) e Matheus Madureira de Souza (10). “Foi um clima divertidíssimo, demos risada e jogamos bola. Eu já trabalho há 20 anos com crianças e participar do calendário foi algo normal para mim, mas fora do normal para elas. É uma causa muito nobre e me comove ver a disposição e o carinho delas”, conta ele, à frente da Fundação Cafu, que ajuda a combater a desigualdade social.
Colega de Cafu, Romário e Bebeto (49) na equipe campeã da Copa do Mundo de 1994, Mauro Silva (46) não tirou o sorriso do rosto ao fotografar com João Antonio Ciola Minikowiski (4), Iris Victor Ferreira Santos (7) e Júlia Piza Trautwein (7) e definiu a experiência como gratificante. “Eu não compreendia e não tinha consciência da dificuldade da inclusão social das pessoas com Síndrome de Down. Foi muito bom servir para dar visibilidade ao assunto. Tudo que tem a ver com respeito, vale a pena estar envolvido. É quase uma obrigação as figuras públicas lutarem por uma sociedade melhor neste sentido”, ressalta ele, emocionado. “Foi muito bom estar ali, em campo, com as crianças e os pais delas. Como pai, me coloquei no lugar deles. São crianças diferentes, com outro ritmo, mas que tem os mesmos sonhos e sentimentos que qualquer outra”, completa.
Além de astros que fizeram história no nosso futebol, foram convidados para o projeto atuais talentos, como Alexandre Pato (24), do Corinthians, e Paulo Henrique Ganso (24). Técnico de Ganso no São Paulo, Muricy Ramalho (58), e o apresentador do Os Donos da Bola, da Band, José Ferreira Neto (47) também participaram. O calendário está à venda na Livraria Cultura por 20 reais e tem a renda revertida para o Grupo Síndrome de Down da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo.