A atriz e apresentadora Fernanda Paes Leme (43) abriu o jogo sobre sua vida amorosa e explicou por que, apesar de ter vontade de viver um novo relacionamento, ainda não se sente totalmente disposta a conhecer alguém. Solteira desde o início de 2025, quando chegou ao fim seu relacionamento de quatro anos com Victor Sampaio, ela falou sobre o assunto no episódio mais recente do canal do YouTube Grande Surto.

Com bom humor, Fernanda Paes Leme contou que chegou a uma conclusão curiosa sobre o momento atual de sua vida: ela gostaria de namorar, mas não necessariamente quer passar por todo o processo de conhecer uma nova pessoa.

Agora vai, porque eu estou querendo muito falar sobre isso. Bora que todo mundo me faz essa pergunta. E aí, você não vai namorar de novo?, você tem vontade de namorar? e eu quero falar sobre isso. Eu cheguei a uma conclusão sobre minha vida amorosa. Gente, eu até quero namorar, eu só não quero conhecer ninguém. Pra você namorar uma pessoa, você precisa primeiro conhecer essa pessoa. E é aí, nesse lugar, que o projeto começa a desandar. Cadê a minha disposição? Sério, não ri, tá? Eu gosto da ideia de ter alguém, eu acho gostoso, mesmo, ter uma companhia, viajar junto, mandar meme ali no meio do dia, ter essa intimidade, dormir agarradinho. Eu gosto da ideia. O problema para mim é o processo seletivo que existe antes disso, que é conhecer alguém do zero“, começou.

Fernanda Paes Leme compara namoro aos 20 e aos 40 anos

Ao explicar sua relação com a vida amorosa atualmente, Fernanda Paes Leme também refletiu sobre como o passar dos anos mudou sua disposição para iniciar um relacionamento.

Segundo a apresentadora, conhecer alguém quando era mais jovem parecia uma experiência muito mais espontânea. Hoje, porém, ela afirma que a própria trajetória fez com que passasse a enxergar o processo de outra maneira.

Eu quero pegar a intimidade quase que pronta. Só que relacionamento não vem com esse botãozinho de pular a introdução, que tem gente que adora essa introdução, mas eu fico com preguiça. Eu acho que essa preguiça tem a ver com a idade também, porque quando eu tinha 20 e poucos anos, conhecer alguém era assim: o evento! Eu podia ficar quatro horas falando com um cara! A gente vai acumulando repertório, trauma, um critério, uma cama confortável, uma vida, né? Aí quando a gente é mais nova, parece o quê? Parece que tem mais espaço vazio para alguém ocupar“, analisou.

A reflexão de Fernanda Paes Leme também passa pelas responsabilidades que fazem parte de sua rotina atualmente. Mãe de Pilar, de dois anos, a atriz destacou que sua vida já é preenchida por diferentes relações, compromissos e projetos.

“A minha vida tem filha [Pilar, de dois anos], trabalho, amigos, minha família, rotina, meus projetos, meus problemas, meus surtos. Então, para uma pessoa entrar, ela não vai preencher um espaço vazio, por está bem cheio aqui já. Ela vai ocupar um espaço novo! E aí começa o verdadeiro surto, porque eu falo: Ah, eu até quero alguém, não estou fechada. Mas quanto de espaço eu realmente estou disposta a abrir agora? Vai que aparece alguém que consegue uma coisa raríssima, quer furar essa preguiça. A paz é maravilhosa. Eu lutei pela minha paz, mas paz demais começa o quê? Parece sala de consultório, sala de espera, tudo muito organizado, tudo no lugar, ninguém mexe em nada”.

Atriz fala sobre independência e novo relacionamento

Durante o episódio, Fernanda Paes Leme também fez uma reflexão sobre a diferença entre aprender a ficar bem sozinha e simplesmente se fechar para novas possibilidades na vida amorosa.

Para ela, conquistar independência emocional não significa necessariamente deixar de desejar uma companhia ou impedir que uma nova pessoa faça parte de sua trajetória.

Tem uma narrativa muito bonita: sobre aprender a ficar sozinha. A gente sabe que a gente não precisa da outra metade para ser inteira, mas só porque a gente desconstruiu o conto de fada, não significa também que a gente fechou o coração pro mundo. Não é virar uma pedra impassível também. É maravilhoso, obviamente, chegar num lugar que você não precisa de alguém pra sua vida fazer sentido. Quando você enxerga isso é ótimo. O perigo é quando essa independência, que é tão libertadora, vira uma armadura, uma proteção contra o risco. Vamos ser honestas: relacionamento dá trabalho. Ninguém aqui quer colocar a própria felicidade na mão de outra pessoa ou achar que o cara é o centro do universo, mas intimidade dá trabalho!”, afirmou.

Na sequência, a atriz explicou que permitir a entrada de alguém em sua rotina também significa aceitar mudanças, negociações e possíveis frustrações.

“Você precisa deixar alguém entrar ali e aí alguém entrando vai mexer nas coisas, vai mexer na agenda, vai mexer na rotina, nas certezas. Gente, você vai precisar negociar, ceder, ouvir, vai se frustrar, vai mostrar partes que talvez você preferisse deixar ali quietinhas e aí você corre o risco de gostar, porque enquanto ninguém entra, ninguém bagunça, mas ninguém surpreende também, né?”

Fernanda Paes Leme diz o que espera de um novo amor

No fim da reflexão sobre namoro, Fernanda Paes Leme resumiu o que gostaria de encontrar em um eventual próximo relacionamento. A apresentadora afirmou que não pretende fazer grandes esforços para viver uma nova relação, mas também não quer fechar completamente as portas para uma paixão.

Não quero fazer muito esforço. Também não quero morrer sem nunca mais me apaixonar. A pessoa queria mesmo era um relacionamento meio pronto, uma intimidade estabelecida, com responsabilidade afetiva, química e bom humor. É só isso que ela quer. Vida própria também, terapia em dia também, pelo amor de Deus, tá? Homens façam terapia e eu quero assim, de preferência frete grátis, tá? Entrega amanhã e pode devolver em até 30 dias se o produto apresentar defeito. Se jogar nesse novo é uma loucura. Pra alguma coisa acontecer, alguma coisa precisa sair do lugar, entendeu? Então, eu sigo solteira, aparentemente aberta, mediante agendamento. Então, interessados podem mandar mensagem, direct, eu vou ver que eu acho disso. Estou entendendo se eu quero realmente namorar alguém, se eu quero ter um quase, se eu quero mandar todo mundo para aquele lugar“, finalizou.

+Siga o canal da CARAS Brasil no Instagram e receba as principais notícias dos famosos em tempo real: Clique aqui para seguir!