Forma como presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu seu dedo gera notícias falsas até hoje
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (77), que governou o país entre os anos de 2003 até o dia primeiro de janeiro de 2011, acabou de ser reeleito, neste domingo, 30, derrotando o candidato Jair Bolsonaro (67). Um detalhe de Lula que chama a atenção de todos é a falta de seu dedo mínimo. Você sabe como isso aconteceu de verdade?
Enquanto trabalhava em uma metalúrgica, em 1964, quando tinha apenas 18 anos de idade, começou a trabalhar na Metalúrgica Independência, localizada na capital paulista. Trabalhando como torneiro mecânico, ficava no turno da noite, e, por volta das 3h da manhã, acabou prensando sua mão em uma prensa transversal.
Durante entrevista para o apresentador Jô Soares em 2002, ele contou que na ocasião, outro colega de trabalho teria se descuidado durante a manutenção, soltando o suporte da máquina, que acabou esmagando seu mindinho. Devido a uma demora no atendimento no sistema de saúde público, sendo atendido apenas às 7h da manhã, seu dedo já não tinha mais recuperação.
Na conversa, ele ainda brincou: “Eu tinha problemas pra lavar o rosto, porque eu unia as mãos e não vinha a água!”, disse o novo presidente do Brasil para Jô Soares em 2002.
Mesmo já tendo explicado, a falta de seu mindinho ainda rende muitas notícias falsas sobre o presidente Lula. Algumas pessoas acreditam em teorias da conspiração de que Luiz Inácio teria feito isso para se autopromover politicamente, ganhar acesso a aposentadoria por invalidez e até indenização.
Lula não fazia parte da política antes do acidente, e o ocorrido fez o torneiro mecânico deixar suas atividades e se dedicar aos problemas da classe metalúrgica, dando início a sua trajetória protestante. Até os dias de hoje, o presidente se orgulha de seu detalhe marcante e o utiliza como forma de ser reconhecido.
Ver essa foto no Instagram