Equipe de ‘Dragon Ball’ anuncia a partida do criador do mangá, Akira Toriyama, aos 68 anos, e revela causa da morte do autor
O autor e animador Akira Toriyama, que ficou conhecido por criar o famoso mangá 'Dragon Ball', morreu aos 68 anos na última sexta-feira, 1º de março. A confirmação oficial da notícia veio apenas nesta sexta-feira, 8, através das redes sociais da equipe responsável pela série, que também compartilhou a causa do falecimento.
Segundo comunicado da assessoria do mangá, Toriyama faleceu devido a complicações decorrentes de um hematoma subdural agudo, que ocasionou acúmulo de sangue entre o crânio e o cérebro. O G1 explicou que essa condição pode ser causada por pancadas na cabeça, porém a equipe não revelou detalhes sobre as circunstâncias da morte.
Por outro lado, a equipe explicou que decidiu respeitar uma tradição para dar espaço para que amigos e familiares possam lidar com o luto. Por isso, o falecimento só foi divulgado uma semana depois. Além disso, eles pediram para que o momento fosse respeitado e compartilharam alguns dos desejos do criador antes de sua partida.
"O funeral foi realizado com sua família e poucos parentes. Atendendo aos seus votos de tranquilidade, informamos respeitosamente que não aceitaremos flores, presentes de condolências, visitas, oferendas e outros. Além disso, pedimos que você evite realizar entrevistas com a família”, informaram no comunicado nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
A equipe ainda ressaltou que a morte foi inesperada e que o animador continuava trabalhando e planejava se envolver em mais projetos futuramente: “Lamentamos profundamente que ele ainda tivesse vários trabalhos em andamento com grande entusiasmo. Além disso, ele teria muito mais a realizar", disseram com pesar.
Por fim, eles celebraram a arte do criador: “No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele conseguiu continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado”, finalizaram.
Information ; Dear Friends and Partnershttps://t.co/85dXseckzJpic.twitter.com/aHlx8CGA2M
— DRAGON BALL OFFICIAL (@DB_official_en) March 8, 2024
Apesar de ser a mente responsável pelo sucesso da franquia 'Dragon Ball', Toriyama também acumulava outros nomes importantes em seu portfólio como o mangá 'Dr Slump'. Além disso, o criador também era fã de corridas automotivas e chegou a conhecer um dos maiores pilotos em vida, o brasileiro Ayrton Senna.
Ver essa foto no Instagram
Recentemente, a apresentadora Xuxa Meneghel não conteve as lágrimas ao falar mais uma vez sobre Ayrton Senna, vítima de um acidente que ocasionou sua morte em 1994, durante uma corrida no Grande Prêmio de San Marino, na Itália. Emocionada, a loira recordou o pedido que fez ao ex-namorado um dia antes da tragédia.