Apresentadora lançou projeto que reunirá crianças de diferentes regiões do País para discutir, por meio de plataforma digital, o tema da sustentabilidade
A cinco dias de completar 50 anos, Xuxa Meneghel lançou, na tarde da sexta-feira 22, o projeto ' Rede + Criança – Alô, planeta Terra: vamos nos conectar! ' , que reúne crianças de diferentes regiões do país para discutir, por meio de plataforma digital, a questão da sustentabilidade. Realizado no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, no Rio, o evento contou com o apoio da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e reuniu 200 crianças de diversos pontos do País. Ao final da apresentação do projeto, a apresentadora fez um pedido. “Faço aniversário daqui a cinco dias e quero de presente que nenhuma criança apanhe no mundo”, disse Xuxa.
Durante o evento, algumas crianças representantes do projeto apresentaram a plataforma digital desenvolvida para promover a comunicação da rede, assim como a participação delas em ações em suas regiões e em todo território sobre o tema da sustentabilidade. A Rede +Criança teve início com o projeto +Criança na Rio +20, realizado pela Fundação Xuxa Meneghel em 2012, e garantiu a participação de crianças nas discussões da Conferência das Nações Unidas. A iniciativa resultou na criação da ‘Carta das Crianças para a Terra’, documento que contém a síntese do pensamento e das proposições das infâncias brasileiras para uma vida sustentável.
Convidada por Xuxa, a atriz Christiane Torloni (56) abriu o evento e se emocionou ao ler a "Carta das Crianças para a Terra". "O Brasil é um país velho demais pra continuar cometendo alguns erros e bastante novo para despertar soluções que estão nas nossas mãos. Vocês não são só o futuro, mas esperança e fortes o bastante para trazer o que a gente tem que fazer para entregar esse planeta pra vocês", ressaltou a atriz, que é engajada em causas ambientais.
Em seguida, as crianças assistiram Xuxa, a ministra Izabella Teixeira, e a Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angélica Moura Goulart, além dos representantes da Rede +Criança, Estefani, 10, e Maferson, 12, falarem sobre a importância do projeto. "Não podemos perder nunca a esperança, até porque a esperança são eles. O que quis fazer foi colocar isso literalmente na mão deles, através dessa rede, onde eles podem conversar entre eles, falar dos problemas do lugar de cada um, Sul, Norte, cada lugarzinho tem suas dificuldades, e conversar e falar sobre soluções, mas acredito que esta muito mais próxima que a gente imagina. Quero que a rede bombe e todo mundo entre, escreva, debata", disse Xuxa.
A Ministra lembrou dos sobrinhos. "Fico emocionada, tenho uma sobrinha de dois anos que me cobra uma solução para a natureza. Então, tenho a responsabilidade não só com o Brasil e com o Planeta, mas individual, com cada criança. Foi isso que a Xuxa fez quando fomos a Rio +20, era o início de um processo, que tinha que ser acompanhado em Brasília, por todas as autoridades que se envolvem para um mundo melhor", explicou Izabella.