'Tropa de Elite 2' recebeu os principais prêmios na abertura do Festival Sesc Melhores Filmes, que aconteceu na noite desta quarta-feira, 6, em São Paulo. Wagner Moura foi agraciado com troféu de melhor ator na mesma produção
<i>por Karen Lemos</i><br><br> Publicado em 06/04/2011, às 23h06 - Atualizado em 07/04/2011, às 08h24
A premiação de cinema mais tradicional de São Paulo, que nesta ano chega em sua 37ª edição, elegeu - sem surpresas - aquele que já era esperado como o melhor filme de 2010. Tropa de Elite 2 , do diretor José Padilha, saiu com as estatuetas das principais categorias do evento que dá início a retrospectiva do Festival Sesc Melhores Filmes, que aconteceu na noite desta quarta-feira, 6, na capital paulistana, com apresentação da atriz Fabíula Nascimento.
Eleito melhor filme do ano de acordo com os cinéfilos, Tropa de Elite 2 levou também prêmio de melhor diretor, para José Padilha, melhor roteirista, para Bráulio Mantovani (de Cidade de Deus) e ainda agraciou seu protagonista, Wagner Moura, merecidamente por sua interpretação para o antológico Capitão Nascimento. (Vale ressaltar que, nestas últimas três categorias, o filme venceu em dose dupla: sendo escolhido pela crítica e pelo público. O prêmio de melhor filme, segundo a crítica, foi para Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo).
"Esse é um prêmio importante e bonito. Ter vencido na escolha da crítica e do público, para mim, foi muito significativo. Tropa de Elite 2 mostra que estamos em um momento muito especial do cinema brasileiro. Não é preciso fazer filme cabeçudo para agradar a crítica e nem filme bobo para agradar ao público. Dá para fazer os dois, fico muito feliz!", discursou o ator Wagner Moura.
Também unâmine, a atriz Ana Lúcia Torre (a Tia Neném de Insensato Coração), emocionou-se ao receber, em mãos, o prêmio de melhor atriz por seu trabalho no longa Reflexões de um Liquidificador, com Selton Mello no elenco. "O cinema me abriu um espaço no qual sempre quis estar. Quando tiveram coragem de me chamar para trabalhar, percebi que era aquilo mesmo que eu queria. Estou muito feliz de fazer parte dessa turma", declarou.
Nas produções internacionais, o italiano Vincere, que retrata uma passagem pessoal do ditador fascista Benito Mussolini, levou estatuetas por melhor filme, melhor diretor (Marco Bellocchio), segundo crítica e público, e melhor atriz para Giovanna Mezzogiorno - eleita pelos críticos.
Confira outros vencedores:
Melhor Ator Estrangeiro: Ricardo Darín por O Segredo Dos Seus Olhos (crítica e público)
Melhor Atriz Estrangeira: Brenda Blethyn por London River (público)
Melhor Fotografia: Mauro Pinheiro Jr. por Os Famosos e os Duendes da Morte (crítica e público)
Melhor Documentário, segundo o público: Dzi Croquettes
Melhor Documentário, segundo a crítica: Terra Deu, Terra Come
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade