CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Trigo em grão orgânico

Redação Publicado em 24/01/2012, às 11h50 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trigo em grão orgânico - André Ctenas
Trigo em grão orgânico - André Ctenas



O trigo (Triticum aestivum) está entre as primeiras plantas que o homem começou a cultivar. Mas variedades nativas, ainda hoje existentes no Oriente Médio, já eram colhidas pelos humanos antes de domesticarem o cereal. Trazido do Oriente Médio para as Américas pelos espanhóis, Estados Unidos, Canadá e Argentina se tornariam os maiores produtores mundiais. O trigo continua sendo uma das plantas mais cultivadas no planeta, porque é o principal ingrediente do pão, um alimento básico em todo o mundo. Até o século XIX, vale destacar, a farinha de trigo usada na panificação era integral, escura, de textura grosseira e, embora seja mais nutritiva, aos poucos foi sendo substituída pela farinha refinada, mais pobre do ponto de vista nutricional, porque é feita sem o germe, o farelo e os nutrientes do grão. A farinha refinada, aliás, por ser mais barata, é o subproduto do trigo que mais se consome em todo o planeta. Mas os grãos inteiros, embora levem mais tempo para o preparo, são mais nutritivos e oferecem inúmeras possibilidades na cozinha. Se forem orgânicos, então, melhor ainda. O trigo produzido de forma orgânica no País também se destina basicamente à fabricação de farinhas integrais ou refinadas. Mas se encontra no mercado também o grão inteiro. Ele congela bem, podendo ser cozido e dividido em porções para que, congelado, esteja sempre à mão. O trigo cozido entra em sopas e cozidos. Refogado e cozido, é ótimo acompanhamento para carnes, aves e peixes. Misturado com frutos do mar e outros cereais cozidos, como arroz integral, transforma-se em ótima salada. Na Itália, trigo cozido misturado com ricota constitui o recheio da famosa torta doce Pastiera di Grano (veja receita à direita).

Saúde
É bom para

Prevenir doenças intestinais, porque é rico em fibras insolúveis, e desse modo evitar também diverticulite, cálculo biliar, câncer de intestino e outras doenças.

É ruim para
Indivíduos que fazem regime para emagrecer e controlam calorias, pelo fato de que, como os outros cereais, é muito calórico; e pessoas com doença celíaca, pois contém glúten.

Como se escolhe
Adquire-se trigo em grão orgânico em supermercados, mercearias de produtos naturais ou feiras de produtores reguladas por associação de produtores orgânicos. Se adquirilo fora das feiras, observe se existe na embalagem menção a algum órgão certificador de produtos orgânicos. Os grãos inteiros parecem-se com arroz integral, mas são mais escuros e apresentam sulco disposto longitudinalmente. Veja se os grãos estão íntegros, secos e soltos. Verifique se não há sinal de caruncho nem resíduos no fundo da embalagem, o que pode ser indicação da presença de insetos. Em casa, guarde sempre em recipiente tampado num local fresco e bem arejado.

Como se prepara
Escolha o trigo e descarte grãos com palha e pedrinhas. Lave em água corrente, cubra e deixe de molho no mínimo por 6 horas. Escorra e cozinhe em panela tampada com água ou caldo de vegetais na proporção de 2 xíc. de líquido para 1 xíc. de grãos. Em fogo baixo, estará cozido em pouco mais de 1 hora. Se achar que ainda está duro, junte mais água quente. Fica com a película rachada quando está no ponto. Pode ser refogado antes de cozido, como se faz com o arroz, ou depois, como se faz com o feijão. Para apressar o cozimento, use panela de pressão e menos água. Na geladeira, conserva-se por três dias. Pode ser congelado em porções por alguns meses.

Ficha técnica
100 g de trigo em grão, peso cru, contêm:
Calorias - 327
Proteínas - 12,6 g
Carboidr. - 71,4 g
Gordura - 1,54 g
Fibras - 12,6 g
Niacina - 5,47 mg
Folacina - 38 mcg
Ác. pant. - 0,953 mg
Vit. E - 1,2 mg
Cálcio - 29 mg
Ferro - 3,19 mg
Magnésio - 126 mg
Fósforo - 288 mg
Potássio - 363 mg
Selênio - 56,2 mcg
Sódio - 2 mg
Zinco - 2,65 mg

Minha receita

Regina Volpato (apresentadora do Manhã Maior, da Rede TV!)

Gosto da Pastiera di Grano da Doce de Laura, na Vila Madalena, em São Paulo. Faça a massa. Numa vasilha, misture 1 e 1/2 xíc. de farinha de trigo, 1/2 xíc.  de amido, 3 gemas, 3 col. (sopa) de manteiga e raspas da casca de 1 limão. Forre com esta massa o fundo e a lateral de uma forma redonda com fundo removível (24 cm de diâmetro). Reserve. Faça o recheio. Cozinhe 1/2 xíc. de trigo orgânico em grão — deixado de molho 12 horas — em 1 xíc. de leite, sal, 1 col. (sopa) de açúcar e a parte verde da casca de um limão. Deixe esfriar. Junte ao trigo 500 g de ricota, 1/2 xíc. de passas, 1/2 xíc. de frutas cristalizadas, 3 gemas, 1 col. (café) de baunilha e, por último, 3 claras em neve. Recheie a torta. Asse por 40 min em forno preaquecido a 180 graus.