J.D. Salinger, autor de 'O Apanhador no Campo de Centeio', morreu nesta quinta-feira, aos 91 anos, de causas naturais
Redação Publicado em 28/01/2010, às 17h10 - Atualizado às 17h11
O escritor J.D. Salinger, autor de O Apanhador No campo de Centeio, morreu aos 91 anos, nesta quinta-feira, 28. De acordo com informações da agência de notícias Associated Press, a morte foi por causas naturais. Em nota divulgada pelo representante literário do escritor, o filho de Salinger afirmou que o escritor estava em sua casa em Cornish, New Hampshire, onde vivia em isolamento há décadas.
Jerome David Salinger tinha 32 anos de idade quando estreou em 1951 com O Apanhador no Campo de Centeio, uma história sobre um adolescente rebelde e suas experiências quixotescas em Nova York. O romance, que vendeu mais de 60 milhões de cópias pelo mundo todo, causou polêmica pela liberdade com a qual o autor descrevia a sexualidade e a rebeldia adolescente.
Em junho do ano passado, Salinger voltou ao noticiário após processar o escritor sueco Fredrik Colting, que escreveu "60 Years Later: Coming through the Rye" ('60 anos depois: saindo dos campos de centeio', em tradução livre), uma continuação não-autorizada dos eventos narrados no original. Em setembro, o juiz de uma corte de apelação dos EUA classificou o livro de Colting como "um trabalho bastante medíocre".
Salinger também teria recusado ofertas do produtor de Hollywood Harvey Weinstein e do diretor Steven Spielberg para escrever uma sequência sobre a obra que o elevou à cena literária.
Depois do sucesso de O Apanhador no Campo de Centeio, J.D. Salinger optou pela reclusão e passou a produzir menos do que antes. A partir de 1965, ele não publicou nenhuma obra original. Há pelo menos três décadas, não concedia uma entrevista à imprensa. Em 1974, em uma de suas raras conversas com o jornal The New York Times, Salinger disse: "Amo escrever. Mas, só escrevo para mim mesmo e para o meu prazer."
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade